Rolinhos de Frutos Secos e Canela

E hoje porque estou feliz, não por muitos motivos, mas por alguns, hoje venho partilhar este bolinho, que depois deste que fiz aqui, voltou a fazer sucesso. Fotos do interior, não tenho, porque este bolinho foi uma encomenda para um pequeno convívio.
Acho que não me correu tão bem como o primeiro… A massa demorou mais a crescer, talvez por ter usado fermento que tinha congelado, ou então pelo calor que se fazia sentir… Ele cresceu, demorou foi mais um bocadinho… isto do excesso de confiança, ou nervosismo para que tudo corra bem, tem o que se lhe diga :)
Mas apesar de tudo, ficou bem fofinho e com o mesmo sabor que o anterior, que ainda estava fresquinho na minha memória… Tinha-me lembrado, que podia acrescentar outros frutos, mas até isso me passou…
Lá vou ter que voltar a fazer :)
 


Ingredientes:

 

Massa:
1 ovo
225 ml de leite
50 g de manteiga
raspa de 1 limão
500 g de farinha t 65
50 g de açúcar
20 g de fermento de padeiro

 

Recheio:
50 g de manteiga amolecida
50 g de açúcar mascavado
1 c.(sobremesa) de canela
200 g de frutos secos (nozes, passas de uva, amêndoa inteira sem pele, pinhões)

 

Preparação:
Amorne o leite e dissolva nele o fermento e a manteiga. Na batedeira coloque os batedores para massas secas. Deite o ovo, a raspa de limão e o açúcar, batendo ligeiramente. Adicione depois a farinha aos poucos alternando com o leite, batendo na velocidade mais baixa. Depois de estar tudo bem envolvido pode aumentar a velocidade durante alguns instantes. Coloque a levedar em local quente cerca de 60 minutos. Entretanto, misture a manteiga com o açúcar mascavado e a canela, fazendo uma pasta. Parta as nozes grosseiramente e junte as amêndoas, as passas de uva e os pinhões. Quando a massa estiver lêveda deite-a sobre uma superfície enfarinhada e com o rolo da massa estenda formando um retângulo. Barre a massa com pasta de manteiga e espalhe os frutos secos por cima. Enrole como se fosse uma torta e com uma faca afiada corte fatias iguais. Forre uma forma retângular com papel vegetal não aderente e coloque as fatias na forma, espaçando-as um pouco e com o lado cortado para cima. Coloque novamente a levedar cerca de 20 minutos. Ligue o forno a 180º C e leve a cozer durante 20 minutos ou até os rolinhos ficarem coradinhos. Retire e pincele com geleia de marmelo.
 





Notas:

- Programei tudo para fazer o bolinho e estar pronto mesmo na hora de sair de casa…
- E lá foi o bolinho no carro, acabadinho de sair do forno e com aquele cheirinho delicioso…
 
 
 
 
 
 

18 comentários:

  1. Olá...
    Que delicia :).... Eu quero :P....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Pois deve ser uma maravilha, bjs e parabéns novamente.

    Paula

    ResponderEliminar
  3. Parecem ser de acto deliciosos!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei a receita!
    Se puder dá uma passadinha no meu blog e deixa um comentário?
    Meu mundo, Meu quarto

    ResponderEliminar
  5. Que lindos apetece mesmo comer...
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  6. e esta mt bonito gostava de ter comido uma fatia pois ele esta mt bonito bjs bfs

    ResponderEliminar
  7. Marta, ficou lindo! Com um aspecto divinal! Tenho a certeza que todos gostaram :)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  8. Que bolinho tão lindo e apetitoso, os rolinhos deram um aspecto ao bolo 5estrelas!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Martinha!
    Como sempre ficaram maravilhosos...um beijinho e bom fim de semana. Aqui onde moro tem estado a chover:))

    ResponderEliminar
  10. Hummmm... Parece que de repente me começou a vir o cheirinho a canela aqui amiga...eh eh! Deve de ser psicológico! :P Que maravilha!!
    Beijinhos doces e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Ai que delícia Marta! Eu simplesmente adoro este tipo de bolos e depois com frutos secos?! Que perdição, tem mesmoa a minha cara!
    Beijinho e bom fim de semana. ;)

    ResponderEliminar
  12. Que cantinho delicioso, Marta! muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  13. Nossa que pães lindos, aqui no Reino Unido os pães não são nada em comparação com os do Brasil e Portugal. Vou a Portugal em Outubro, estou doida que chegue logo!

    Querida venho te convidar a participar do nosso concurso de receitas, seria um prazer ter vc na revista
    Nosso link do concurso é este http://revistavidatododia.com/?page_id=2002

    Beijos

    Lari

    ResponderEliminar
  14. Olá deixe ver se percebi: As rodelas acabam por ficar juntas ao cozer é isso? O espaço k deixamos entre elas têm de ser pequeno para poderem se juntar e parecer bolo certo? Obrigada É k bou fazer amanhã. Ah e não se pode misturar à mão vomo o pão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila,
      Pode amassar à mão como se fosse pão, eu é que preferi usar a batedeira. Deixamos o espaço que quisermos, é claro que se quisermos que fique mais juntinho, deixamos menos espaço, até podemos fazer caracóis simples, ou fazer mais fatias e fazer no formato retangular. Dá para fazer o que mais gostarmos.
      Espero ter ajudado.
      Bjs

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...