Tronco de Natal




Ingredientes:
Para o bolo
3 ovos
100 g de açúcar
80 g de farinha
20 g de chocolate em pó
1 c. (de chá) de fermento
30 ml de leite

Para o recheio e cobertura
5 dl de leite
150 g de açúcar
1 casca de limão
26 g de farinha de trigo
26 g de farinha maisena
4 gemas

Preparação:
Comece por preparar o recheio, fervendo 4 dl de leite com metade do açúcar e a casca de limão. Misture o restante açúcar com a farinha e a maisena. Junte o restante leite, que reservou frio, e misture. Acrescente as gemas ao creme anterior e misture bem. Verta-lhe o leite quente, mexendo sempre. Leve a cozer, até ficar espesso. Retire a casca de limão do preparado e transfira-o para outro recipiente. Tape-o com película aderente, colando-a ao creme, para não adquirir crosta, e deixe-o arrefecer.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro retângular com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha com o chocolate em pó e o fermento. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 50 g de açúcar e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos.

Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 12 minutos). Retire o bolo do forno e desenforme-o para cima de um pano polvilhado com açúcar. Descole de imediato o papel vegetal, mantendo-o por cima do bolo até ele arrefecer. 

Espalhe depois metade do recheio em todo o bolo. Enrole cuidadosamente com a ajuda do pano e deixe assim durante algum tempo. Depois desenrole o pano e apare a torta nas duas extremidades com um corte oblíquo. Com um bocado do recheio, cole os dois cortes, dando um efeito de tronco. Barre o tronco a toda a volta com o restante recheio, deixando os topos visíveis. Decore a gosto.




Tempo de preparação: 20 min | Tempo de cozedura: 12 min | Dificuldade: * | Vegetariano: não
Para crianças: sim | Ingrediente principal: farinha | Prato: sobremesa/lanche | Forma: 22x35 cm



8 comentários:

  1. Que lindo! Adoro o facto de não ser com cobertura de chocolate, para variar acho que fica delicioso assim! Feliz Natal Marta! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi Marta!
    Que lindo ficou o tronco e melhor ainda pq fugiu um pouco do tradicional de chocolate.
    Amei!
    Bjssss e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  3. que tronco tão lindo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto, é dos doces de Natal que mais gosto!!!!

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo!!!!!
    Boas Festas!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...