Pinheiro de Frutos Cristalizados


No mês de Dezembro fiz algumas massas lêvedas que me agradaram bastante, só ainda não tive oportunidade de as partilhar aqui, no entanto, na altura das festas decidi testar uma receita que assim que saiu me ficou a piscar o olho… Talvez pelas cores da foto, ou por ser relativamente idêntica às outras que já tinha experimentado… Decidi reproduzir a receita alterando apenas uma coisita ou outra da Estrela de frutos cristalizados do Chef Hernâni Ermida. Gosto particularmente das suas receitas, porque sei que à partida será uma receita aprovada… E foi o caso!


As fotos não foram muito elaboradas, digo nada, porque o dia foi longo e não houve tempo para tudo, no entanto fica a sugestão para experimentarem, quem sabe já neste fim-de-semana. Vamos por as mãos na massa?


Ingredientes:
Massa    
500 g de farinha
80 g de manteiga amolecida
80 g de açúcar
3 ovos
Raspa de uma laranja
1 dl de leite morno
50 g de fermento de padeiro

Recheio:
250 g de frutas cristalizadas cortadas em cubinhos
3 c. (de sopa) de aguardente
50 g de manteiga derretida
50 g de açúcar
1 c. (de chá) de canela em pó

Preparação:
Prepare a massa: dissolva o fermento no leite morno. Deite a farinha sobre a mesa, abra uma cavidade no meio e junte o açúcar, a manteiga, a raspa de laranja, os ovos e a mistura de fermento. Misture e trabalhe a massa até esta se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola e coloque-a numa tigela polvilhada com farinha. Cubra com um pano e deixe levedar em local aquecido até triplicar o volume. Regue as frutas cristalizadas com a aguardente, misture e deixe repousar. Forre um tabuleiro com papel vegetal não aderente. Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha e estenda com o rolo até formar um retângulo. Pincele a massa com a manteiga derretida e polvilhe-a com açúcar e canela. Depois espalhe as frutas escorridas e enrole, formando um rolo. Corte o rolo em 11 pedaços e ponha-os dentro do tabuleiro com a parte cortada voltada para cima, formando o pinheiro. Cubra com um pano e deixe levedar em local aquecido durante 45 minutos. Ligue o forno a 170º C. Pincele a massa com o ovo batido e leve ao forno durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco antes de servir.


Bom Apetite!



4 comentários:

  1. Que linda sugestão!
    Feliz dia dos Reis,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Oi Marta!
    Ficou lindo o seu pinheiro, parabéns!
    Amei de vdd!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  3. Te ha quedado fantástico, nunca lo he preparado así pero desde luego da pena comenzarlo jajaa

    besos

    ResponderEliminar
  4. que lindo!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...