Aletria do Amor


Andava há muito tempo para voltar a fazer aletria, estava com saudades… para quem antigamente não apreciava muito, agora só penso nela… Será por estar quase toda polvilhada com canela que eu adoro… Bem, o certo é que lá me decidi a preparar um miminho para o almoço de sábado… E como estamos no mês do Amor, decidi dar-lhe aquele toque amoroso!

Para nossa sorte, há alguém lá em casa que nem quis provar… Mais sobrou para os restantes! E que maravilha… Ficou cremosa. Uma verdadeira tentação! O mais certo é voltar a fazer entretanto, uma vez que abri o pacote, tenho que lhe dar uso. Quem não quis provar, disse que a queria comer como se fosse esparguete… Então vou-lhe fazer a vontade assim que tiver oportunidade.


Ingredientes:
60 g de aletria
450 ml de leite
110 g de açúcar
1 pau de canela
1 casquinha de limão
15 g de manteiga com sal
1 gema de ovo
canela em pó

Preparação:
Numa panela, leve ao lume o leite deixando um pouco para misturar com a gema. Junte a casquinha de limão, o pau de canela, a manteiga e deixe ferver. Logo que comece a ferver, junte a aletria, partindo antecipadamente os novelos com as mãos para que a aletria vá solta. Depois de começar a ferver, deixe cozer a aletria durante 3 minutos. Depois da aletria cozida, junte o açúcar e deixe cozinhar 5 minutos. Entretanto, misture muito bem a gema com o restante leite. Passados os 5 minutos, junte a gema à aletria e deixe cozer a gema sem deixar ferver. Antes que comece a ferver, apague o lume. Depois da casca de limão e o pau de canela retirados, sirva num prato grande e fundo ou em tacinhas. Depois de frio, polvilhe com canela e está pronto a servir.


Bom Apetite!


Marta

5 comentários:

  1. As fotos estão lindíssimas! Já tirava uma colherada! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro aletria mas por acaso so costumo comer ai uma vez ao ano que é no natal, que é uma sobremesa obrigatória, ótima sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Marta que linda Aletria!! Adorei a decoração. Se alguém não comeu será que sobrou para mim? Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que aletria fantástica,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Aspeto tão bom a muito que quero experimentar fazer letria, acho que vou adorar mas a minha dieta não permite ehehehheh mas fiquei com água na boca a olhar para a tua está linda :)

    beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...