Tarte Nougat de Amêndoa


A primeira receita fez tanto sucesso, que logo no fim de semana seguinte me pediram para voltar a fazer… Eu confesso que também adorei, mas o melhor era deixar passar mais alguns fins de semana não fosse alguém enjoar. E assim foi, já tinha pedido para me comprarem a amêndoa palitada no mercado tradicional, que diga-se de passagem é bem mais em conta, os restantes ingredientes já estavam reunidos e rapidamente se preparou mais uma tarte. O resultado visual não foi o pretendido, mas o sabor estava lá. Não sei se por ter aumentado 5 g de açúcar e 5 g de creme vegetal… Ou mesmo por ter substituído a manteiga, por creme vegetal, o efeito visual ficou diferente, com muita pena minha… Ou será que deixei ferver o recheio mais do que os 4 minutos? É o que faz estar a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Para a próxima vou voltar a usar manteiga, só não me posso esquecer, resumindo, vou voltar à receita inicial.


Ingredientes:
1 massa quebrada

4 c. (de sopa) de leite
150 g. de amêndoa palitada
130 g. de açúcar amarelo
130 g. de creme vegetal

Preparação:
Coloque a massa na forma de aro amovível, utilizando o papel que vem com a tarte. Pique a massa com um garfo e leve ao forno a 180º C cerca de 15 minutos. Num tacho, junte todos os ingredientes do recheio e deixe ferver cerca de 3 a 4 minutos. Deite o recheio por cima da base já cozida e leve ao forno a 230º C durante 8 a 10 minutos ou até as amêndoas estarem caramelizadas. Deixe arrefecer ligeiramente. Desenforme a tarte e coloque num prato de servir.



Bom Apetite!



Bacalhau da D. Alegria


Há uns tempos fui almoçar a casa de um casal amigo e para além de outros pratos, tive a oportunidade de experimentar uma receita de bacalhau que me agradou imenso. Estava uma verdadeira maravilha. Eu nunca tinha feito nada do género… Então e como é que faz… e não faz… Lá vim eu com a ideia na cabeça para um dia experimentar. Batizado já estava, pois claro, teria o nome de quem o confecionou. Então eu, recentemente, lá me pus a jeito para recriar este bacalhau. Digo recriar, porque acho que não consegui chegar aos calcanhares do outro, que me soube maravilhosamente bem! Acho que deixei os cubinhos de batata demasiado grandes... Oh! Que chatice... Lá vou eu tentar melhorar e repetir a receita para ver se me aproximo daquilo que me ficou gravado na memória...

Menina Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) - EVA


Aqui está a menina que me deu algumas noites mal dormidas :) :) :) Posso dizer que foi um pedido bem especial e com alguns pormenores. Desta vez comecei a peça pelas sapatilhas, que era mesmo o que me inquietava mais… Estava habituada a fazer as meninas do INEM com botas, o que facilita um pouco a construção da boneca, mas desta vez, tive que sair da minha zona de conforto. Eu gosto de desafios e acreditem que de uma maneira ou de outra, todas as peças o são… Porque mesmo usando os mesmos moldes, nunca saem iguais…

Filhós de Abóbora e Batata-Doce - TeleCulinária


Ena,ena! Quase a um mês do Carnaval e eu a partilhar miminhos de Natal! Mas o que importa isso? Digam lá se vos aparecessem com um pratinho com umas quantas, se lhe conseguiam resistir! Eu não… E uma só não chegava certamente! Sou tão gulosa! De qualquer modo fica aqui o registo. As coisas boas são mesmo para partilhar.

Empadão com Carne e Bróculos


De uma forma relativamente rápida temos uma refeição muito saborosa com uns legumes bem verdinhos lá escondidos pelo meio… Sujei um batalhão de loiça, mas adoro! O bom da coisa é que sobrou carne já prontinha para outro tipo de refeição.

Iman Buda - EVA


Pediram-me um Buda com íman… E aqui está ele! Como uma das cores favoritas era o verde… Então saíram umas vestes verdes… A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. 

Arroz Doce Sem Ovos


Vejam como estava inspirada na altura das festas… Devia de estar com a visão aumentada que só consegui desenhar as pontas de um pinheiro!!! Ah! Ah! Ah! Há dias assim… Qualquer tipo de festas, há já uns bons anos, que deixaram de ser dias de alegria… Estou sempre ansiosa para que esses dias passem rápido. Mas pronto, sempre temos que ir fazendo alguma coisa para tentar manter algumas tradições e fazer passar aos mais novos alguns valores.


É claro que sendo o arroz doce a minha sobremesa favorita, não podia faltar!

Rabanadas


Andava eu indecisa em que tipo de pão deveria comprar para fazer as rabanadas, quando numa ida às compras encontrei aqui numa superfície comercial um pão próprio para rabanadas, como indicava a etiqueta… E lá veio o dito pão comigo! Gosto de ser eu a cortar as fatias à minha maneira… Manias! Então saíram umas fatias grossas, bem ao meu gosto. A parte que menos gosto é de as estar a fritar... Mas um dia não são dias! E desta vez optei por elas fritas.

Menino Informático - EVA


Agora que o Natal já passou, penso que já posso começar a revelar alguns trabalhos que fiz durante o último trimestre, a pedido de algumas pessoas. Este foi um pedido de uma mãe para oferecer ao filho. Espero que ele tenha gostado do meu trabalho. 

Bacalhau com Couves


Bacalhau… O que vos trago hoje é uma sugestão simples onde as couves não faltaram para dar cor e sabor a este prato. São tão boas as couves! E fazem bem.

Pinheiro de Frutos Cristalizados


No mês de Dezembro fiz algumas massas lêvedas que me agradaram bastante, só ainda não tive oportunidade de as partilhar aqui, no entanto, na altura das festas decidi testar uma receita que assim que saiu me ficou a piscar o olho… Talvez pelas cores da foto, ou por ser relativamente idêntica às outras que já tinha experimentado… Decidi reproduzir a receita alterando apenas uma coisita ou outra da Estrela de frutos cristalizados do Chef Hernâni Ermida. Gosto particularmente das suas receitas, porque sei que à partida será uma receita aprovada… E foi o caso!


As fotos não foram muito elaboradas, digo nada, porque o dia foi longo e não houve tempo para tudo, no entanto fica a sugestão para experimentarem, quem sabe já neste fim-de-semana. Vamos por as mãos na massa?

Vela Perfumada Personalizada Boas Festas


Esta foi mesmo a primeira das últimas criações do ano! Sim, porque depois da primeira experiência, como gostei tanto, repeti-a mais algumas vezes. Como era para testar, decidi arriscar com algo relacionado com o blog. E até correu bem… 

Tronco de Natal


Olá 2017

Espero ao longo deste ano conseguir continuar a partilhar uma das coisas que mais gosto de fazer. Assim sendo, vou começar partilhando um dos elementos que mais gostei de confecionar e fez parte das nossas festas, que foi este tronco muito simples e bem saboroso. Quero agradecer à minha querida mana, que gentilmente me ofereceu alguns dos enfeites que apliquei no tronco e lhe deram uma certa graça.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...