Leite-Creme da Avó Maria - Clara de Sousa


Andava ansiosa por experimentar esta receita, uma vez que já tinha um maçarico e alguém teve a amabilidade de o carregar pela primeira vez… Fiz só metade da receita para começar… Aprovado!


Ingredientes:

1/2 litro de leite meio-gordo

6 gemas

20 g de amido de milho (maisena)

60 g de açúcar

25 g de manteiga

1 casca de limão

açúcar para queimar

 

Preparação:

Num tacho misture o açúcar com o amido de milho. Junte um pouco de leite para diluir sem fazer grumos. Misture as gemas desfazendo-as bem. Junte o restante leite, a casca de limão e a manteiga. Coloque o tacho em lume médio/alto e nunca pare de mexer até engrossar. Retire do lume assim que aparecerem as primeiras bolhas de fervura. Retire a casca de limão e distribua o creme por tacinhas individuais – em alternativa pode usar uma taça grande. Deixe arrefecer à temperatura ambiente. Depois de frio, coloque açúcar a gosto sobre o leite-creme e queime o açúcar com um ferro tradicional ou com um maçarico. Sirva de imediato.


 

Bom Apetite!

Marta

3 comentários:

  1. Que aspecto delicioso meu Santo Deus. Deixou-me a salivar.
    .
    Abraço poético

    ResponderEliminar
  2. Uma sobremesa que gosto mas muito raramente faço, ficou com muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  3. Olá Marta, também tenho essa receita guardada para fazer mas estou a guardá-la mais para o aniversário do meu filho para aproveitar as claras (não gosto de as congelar... manias!). Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...