Farófias com Creme - Companion


Mas que saudades tinha eu de umas farófias! Acho que é mais do creme e da canela, mas enfim… A combinação é uma pequena tentação. Desta vez decidi utilizar o robot de cozinha, para ver se as claras ficavam mesmo boas… e ficaram! Esta receita rende mais ou menos uma clara por pessoa. Por isso já sabem, se quiserem fazer para mais pessoas é só aumentar proporcionalmente as quantidades e os tempos, tanto no modo manual, como no robot de cozinha.


Ingredientes:
4 claras
35 g de açúcar
4 gemas
200 ml de leite
2 gotas de aroma de baunilha
2 cascas de limão
55 g de açúcar
canela em pó

Preparação:
Numa taça grande indicada para microondas, bata as claras em castelo e depois junte o açúcar, continuando a bater até obter um merengue bem firme. Leve o preparado ao microondas na potência máxima, cerca de 2 minutos. Retire e coloque colheradas de farófias num prato de servir. Prepare depois o creme: Coloque as gemas num tachinho e junte o açúcar. Misture bem. Adicione depois o leite aos poucos, envolvendo bem. Acrescente o aroma de baunilha e as cascas de limão. Leve ao lume mexendo sempre até obter uma consistência a gosto. Retire as cascas de limão e deixe arrefecer. Na hora de servir escorra algum líquido que as claras tenham libertado e regue generosamente com o molho já frio. Polvilhe a gosto com canela em pó. Sirva de imediato. 


Preparação na Companion:
Acessório batedor
Coloque as claras e o açúcar na taça.
Vel 7/70ºC/4 minutos

Com uma colher grande retire colheradas de claras cozidas para uma taça de servir.

Lave a taça e o acessório batedor.

Acessório batedor
Coloque as gemas e o açúcar.
Vel 6/1 minuto

Após 30 segundos junte o leite, o aroma de baunilha e as cascas de limão.

Vel 4/85ºC/9 minutos

Retire as cascas de limão e deixe o molho arrefecer.

Na hora de servir escorra algum líquido que as claras tenham libertado e regue generosamente com o molho já frio. Polvilhe a gosto com canela em pó. Sirva de imediato.

Nota:
Se por acaso achar que o molho ainda não tem a consistência desejada no fim do programa, termine o processo no tacho, mexendo sempre com uma colher ou uma vara de arames. 




Bom Apetite!


Marta


1 comentário:

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...