Caracóis


No passado mês de Junho, teve lugar lá em casa, o nosso convívio anual do caracol. Depois de algumas semanas a apanhar caracóis, chegou o tão esperado dia.

 

Sempre que os apanhávamos, eram colocados num T0 fantástico que o Pappy cuidadosamente preparou, de modo a que os caracóis não entrassem em stress. Tinham uns pauzinhos para subir, uma rede verde a toda a volta, uma tampa de madeira,… Só mimos!

 

Eram alimentados com folhas de couve galega e borrifados com água fresca… Na última semana é que o regime alimentar mudou...

 

Depois de ter sido feita a limpeza do T0 e de passar a pente fino quem é que ainda estava por lá, sim porque alguns vão morrendo e este ano por causa da falta de sol, eles tinham a casca muito frágil; passaram a comer farelos.

 

O Pappy acha que eles não gostam… Mas é tudo com a melhor das intenções… É para libertarem as toxinas :) Tipo fazer uma limpeza ao organismo! E para não dar tanto trabalho na lavagem final.

 

Então é assim, no dia anterior ao evento, o Pappy lava-os bem em água com um bocadinho de sal, para libertarem quase toda a viscosidade, se é que assim lhe posso chamar, e depois vai passando-os por várias águas até ficarem limpinhos.

 

Coloca-os dentro de alguidares e trás para eu os cozinhar. Essa parte fica encarregue a mim. O Pappy só volta depois para provar o molho e dar a sua aprovação.

 

Depois de arrefecidas as panelas são colocadas no frigorífico até ao dia seguinte, onde são aquecidas mesmo na hora marcada e enquanto vão chegando os convidados.

 

 


Ingredientes:
caracóis ou caracoletas
ramo de orégãos
folhas louro
caldo knorr galinha
limão
dentes de alho
cebola
chouriço
sal
pimenta
piripiri

 

Preparação:
Lave bem os caracóis/caracoletas em água corrente e com um punhado de sal até não deitarem qualquer sujidade. Coloque-os numa panela grande e cubra com água dois dedos acima dos caracóis. Leve a panela a lume brando. O aquecimento deve ser lento para provocar a saída dos caracóis da casca. Quando começar a ferver, coloque o lume no máximo, adicione os temperos, juntamente com o chouriço. Deixe ferver cerca de 30 minutos e no final, retifique os temperos. Conserve-os no líquido da cozedura até à altura de servir. Sirva quente num prato com um pouco de caldo da cozedura. Coma com o auxílio de palitos.

 

Notas:

- Eu utilizei um chouriço caseiro da minha mãe apenas para dar gosto ao molho. Desta vez não o servi junto com os caracóis. Temos que ir variando na apresentação :)
 




O molhinho que ficou no meu prato…




Posso dizer que desta vez ficaram mesmo bons e foram bastante apreciados.
 
 
 
Preparei um pequeno Vídeo em Fotos onde podem ver mais algumas imagens dos caracóis e dos restantes petiscos que foram servidos e cujas receitas publicarei em breve.
 
 

 
Espero que gostem. Beijinhos e fiquem bem.
 
 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Sou louca, mas louca por caracois, mas acreditas que este ano ainda nao comi? Ando ca com uma vontade. A tua descricao do processo de tratamento dos caracois e igualzinho ao que a minha avo faz. Adorei os teus caracois.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É daquelas coisas que não sou capaz de comer.
    Mas a minha mãe adora e ia gostar desses.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. A minha familia adora! eu sou a ovelha negro.. como mas não aprecio!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. AMEIIII!
    Eu adoro caracóis... mas nunca me atrevi a fazê-los... vamos ver se é este ano. =)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...