Bolo de Fécula com Creme de Pasteleiro

Se ia ter cobaias fresquinhas porque é que não havia de experimentar uma receita nova e correr todos os riscos possíveis? Acredito não ser a única, mas confesso que gosto da adrenalina de o fazer… Vá-se lá perceber porquê! É que fazer sempre a mesma coisa só em último recurso. O plano estava traçado, mil e uma ideias que só mesmo na altura de servir o bolo coloquei em prática… Ou seja, preparei tudo, decorações de pasta de açúcar, decorações de chocolate, fios de ovos, bandeirolas,… mas não conseguia visualizar na minha cabeça o efeito final, fui colocando até obter este resultado.
 
A receita foi inspirada neste fantástico blog, onde só as imagens falam por si. E logo que vi esta receita, fiquei de queixo caído e à espera de uma boa oportunidade para a por em prática. E este foi o momento escolhido. Só tive que adaptar às minhas formas e tornar o bolo proporcional ao efeito pretendido. Adorei e voltarei a fazer mais vezes certamente.
 




Ingredientes

Para o 1º bolo
6 ovos
185 g de açúcar
120 g de fécula de batata

 

Para o 2º bolo
6 ovos
185 g de açúcar
120 g de fécula de batata

 

Creme pasteleiro
200 ml de natas
800 ml de leite
6 gemas
200 g de açúcar
80 g de amido de milho
Casca de limão

 

Decoração
coco ralado branco
coco ralado verde
fios de ovos
chocolate
pasta de açúcar

 

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte com manteiga e forre com papel vegetal dois tabuleiros com cerca de 22x35 cm. Bata as gemas com o açúcar durante cerca de 15 minutos, ou até que tenham triplicado de volume e estejam esbranquiçadas. Bata as claras em castelo. Misture um 1/3 das claras nas gemas, batendo até que esteja homogéneo. Misture as claras restantes, com cuidado, usando uma espátula. Peneire a fécula sobre a massa, aos poucos, misturando suavemente. Coloque a massa no tabuleiro e coza durante cerca de 15-20 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retire do forno e deixe arrefecer completamente sobre uma grade de pastelaria antes de desenformar. Volte a repetir toda a operação para o outro bolo.

 

Creme pasteleiro
Misture o açúcar com o amido de milho, um pouco de leite e as gemas. Misture o restante leite com a nata e a casca de limão, num tacho, e leve ao lume até ferver. Verta sobre a primeira mistura, mexendo bem e leve de novo ao lume, mexendo regularmente até ferver e engrossar. Retire do lume, coloque o creme numa taça e tape com película aderente, colocando a película “colada” ao creme para evitar que se forme uma crosta à superfície. Refrigere até arrefecer. Antes de usar o creme, volte a bater novamente.
 

Montagem do bolo
Coloque um bolo num prato de servir, espalhe por cima uma porção de creme e coloque o outro bolo por cima. Cubra completamente o bolo com o creme e salpique a toda a volta com coco ralado. Decore a gosto.





Notas:

 
- Nesta mensagem podem ver um pequeno Vídeo em Fotos onde explico como faço os fios de ovos.




Para quem ainda não teve oportunidade de ver, deixo aqui o link com um pequeno Vídeo em Fotos sobre o nosso convívio.
 
 
 
 
 
Desafio superado e para o ano se Deus quiser cá estaremos para fazer o próximo convívio do caracol. Espero que tenham gostado. Beijinhos e fiquem bem.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

23 comentários:

  1. :D Podiamos ter combinado !!!! Está lindo, o teu, tenho que experimentar esta receita tb *

    ResponderEliminar
  2. Olá...
    Que fantástico aspecto e sugestão :).... Adorei ;)... Quero 2 fatias :P....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro experimentar receitas novas!
    O bolo ficou girissimo, adorei o caracol que está um mimo

    ResponderEliminar
  4. Que bolo tão lindo, Marta!!! Adoro bolo de fécula de batata, são sempre tão fofinhos!
    A decoração ficou muito gira :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Ficou um bolo lindo a«,adorei o interior,~
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Olha Marta!
    Este teu bolo está uma belezura tanto na apresentação como na decoração...e também com uma cor maravilhosa!!!
    Deixas o pessoal deste lado cheiinho de vontade de comer uma fatiazinha! :D

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  7. Cada bolo mais perfeito que o anterior! Adorei!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Marta, logo que vi o título pensei de imediato no bolo colchão de noiva, são muito parecidos não são? Eu nunca experimentei esta versão mas já a tinha visto a ser usada por aí... mas já que já experimentaste as duas podes dar-me a tua opinião de qual gostaste mais e as diferenças (se é que existem)?

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela,

      Sim os bolos são relativamente parecidos. Este está mais fresquinho na minha cabeça, pois já não faço a colchão de noiva há algum tempo. Mas do que me lembro e já fui ver as fotos dos outros, gosto mais deste pela deliciosa combinação que faz com o creme que ficou com um agradável sabor a limão e foi muito apreciado pelas pessoas que o provaram :) Como os cremes que utilizei foram diferentes, não dá bem para definir as diferenças.

      O melhor mesmo é experimentares esta versão, nem que seja em metade da dose, porque este ficou bem grande.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigado Marta :) Vou experimentar com certeza :)

      Eliminar
  9. QUE LINDO!!
    Fofinho!!
    Vou copiar a receita e experimentar...
    A ideia do estendal festivo também tinha sido uma óptima ideia para os meus bolos juninos =) fica para a proxima

    ResponderEliminar
  10. Olá Marta,

    O teu talento para os bolos é de facto de aplaudir, adoro ver os teus bolos e este está magnifico, com uma decoração perfeita ! :)

    Beijinhos grandes*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Diga-me por favor porque é que os meus bolos de fécula de batata, depois de saírem do forno, abatem todos.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      É normal os bolos abaterem sempre um bocadinho :) Eu quando tiro qualquer tipo de bolo do forno costumo colocar a forma ou tabuleiro em cima de uma grelha, de modo a não ficar em contacto direto com a mesa... e para que o ar possa circular à sua volta de modo a fazer um arrefecimento gradual.

      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  12. Olá Marta,
    a minha filha vai fazer anos e quer um bolo arco-íris, será que este bolo dá uma boa base? Não gosto de bolo muito secos e não quero adicionar nenhuma calda, não sei se este serve.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Rita,
      Este bolo revelou-se fantástico, mas para bolo tipo arco-íris, na minha opinião penso que o bolo ideal será o bolo de iogurte ou o bolo de manteiga. Este aqui também poderá ser uma opção, porque ficou um bolo húmido: http://o-cantinho-da-marta.blogspot.pt/2016/06/parabens-mae.html
      Espero ter ajudado.
      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Marta, obrigada.

      Ajudou e complicou, para uma leiga na cozinha como eu, quantas mais opções pior, este do link tem ingredientes que são adicionados depois do corante e como eu tenho de fazer vários pode não ajudar.

      Quanto ao bolo de manteiga não sei qual é, tem alguma receita com ele aqui no blog?

      Sendo um bolo com muitas camadas se forem húmidas não ficará muito pesado?
      Como pode ver como eu percebo pouco disto tenho muitas dúvidas.
      Eu sei que a minha filha vai ficar contente, mas hoje penso seriamente no que me fui meter.

      É que além do bolo ainda vou ter de fazer queijo creme para o recheio e chocolate branco para a cobertura porque preparei uma surpresa com as princesas do gelo para colocar em cima. Estou metida num assado não estou?
      Mais uma vez obrigada.

      Eliminar
    3. Olá Maria Rita,

      O ideal será testar o bolo primeiro, para não ter surpresas...Pode adicionar o corante apenas no fim, penso que não fará diferença. Como é um bolo que leva manteiga, vai ficar pesado... Eu também não percebo muito disto, faço o que posso... Nunca fiz um bolo Arco Íris, daí não ser uma grande ajuda.

      Pensamento positivo, vai correr bem, independentemente da receita que vier a escolher, faça o teste com antecedência e vai ser um sucesso!

      Beijinhos

      Eliminar

    4. Obrigada Marta.




      Depois conto com foi.

      beijinhos


      Obrigada Marta.




      Depois conto com foi.

      beijinhos


      Obrigada Marta.




      Depois conto com foi.

      beijinhos

      Obrigada Marta.
      Depois conto como foi.
      Beijinhos








      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...