Licor de Fisális




Ingredientes:
- 500 g de fisális
- 0,5 lt de vinho branco
- 225 g de açúcar amarelo
- 0,75 dl de aguardente

Preparação:
Descasque os fisális, passe-os por água e deixe-os escorrer bem sobre um passador de rede. Num recipiente largo, deite o vinho branco e junte os fisális. Deixe-os a macerar cerca de 48 horas. Depois triture bem e coe tudo com a ajuda de um passador. Coe várias vezes, até obter um líquido límpido e sem polme. Depois coloque o líquido obtido num tachinho, junte o açúcar e a aguardente. Leve ao lume brando, mexendo sempre. Deixe ferver 5 minutos e desligue. Depois de frio passe para garrafas esterilizadas e sirva.

Notas:
- Este licor é uma verdadeira delícia! Quem tiver oportunidade e paciência deve experimentar.

- A fase mais complicada para mim é mesmo a de coar até ficar límpido. Utilizei 2 passadores um mais largo para a fase inicial e outro mais fino para o final.

- Para o finalmente utilizei mesmo um pano branco, que ficou lindo, bem amarelinho! E voltei a repetir num novo pano branco e aí sim, verifiquei que já não existia polme algum.

- Esta fruta tem mesmo muitas qualidades, ao descascar os fisális os dedos ficam bastante hidratados!

- E o aroma deste fruto é uma verdadeira loucura. Ao entrar na cozinha ele faz-se notar e bem.

- Para quem estiver interessado em ter uma plantinha destas, tenho sementinhas para plantar na terra e tenho também plantinhas envasadas, é só escolher! E as sementinhas nascem, demoram algum tempo, mas na altura certa, elas aparecem!

13 comentários:

  1. deve ser uma autêntica delícia... a cor é realmente apetitosa.
    tenho uma amiga que tem uma plantação de fisalis e nunca os usa em nada, porque não gosta do sabor.
    tenho que ver se lhe cravo alguns para experimentar este licor... lol!

    ResponderEliminar
  2. Ficou altamente!!! Com uma côr fantastica mesmo!
    Muito giro mesmo para ofertas agora no natal!!!
    como gostava de ter um espacinho de terra pra também ter assim umas coisinhas boas!!!
    Malditos apartamentos!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kiistininha, tenho vários pés de fisális em vaso! E acredite que dão fruto! De o vaso for relativamente grande e tiver sítio onde apanhe sol, acredito que consiga ter fisális para comer...e porque não ir juntando a pouco e pouco e ir guardando no frigorífico até perfazer o meio kilo? Ou mesmo metade da teceita, para experimentar! É que é mesmo DELICIOSO!

      Eliminar
    2. Bom dia gostaria muito de conseguir umas mudas dessa frutinha maravilhosa. Como consigo? Jane de Biritiba Mirim

      Eliminar
  3. ola amiga , realmente ficou com uma cor linda .bjs.

    ResponderEliminar
  4. Olá Marta,

    Adorei, normalmente compro alguns para enfeitar os bolos, mas já que tens algumas sementes e se não te importasses eu gostava muito... Tenho bastante espaço para semear...
    Se ainda tiveres podes escrever para o meu mail; smagalhaes@servilusa.pt
    Já agora, pode-se fazer o licor com outro fruto?

    obrigado
    e obrigado pela tua maravilhosa receita

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta!

    Há já algum tempo que acompanho o seu blog. Fiquei surpreendida ao ler que tem sementes de fisális disponível pois é isso que procuro neste momento. Se ainda tiver, será que me pode dar essa informação para Marlene30939@portugalmail.pt
    Obrigada!

    Marlene

    ResponderEliminar
  6. Ola Marta,Meu nome e Fernanda,moro no interior do Parana..desde que fiquei paraplegica.comecei a aprender fazr coisas manuais,que por sinal fazem um bem imenso a nossa alma e coraçao...e cultivar plantinhas e meu novo hobby,minha nova paixao ,principalmente frutinhas...Gostaria se tivesse algumas sementinhas de fisalis...meu msn e fernandinha.matsubara@hotmail.com
    Se puder me add,podemos conversar....Desde ja muito obrigada e a receita deve ser maravilhosa mesmo bjss

    ResponderEliminar
  7. Eu conheço o fisalis por estos nomes, fruta-da-cobra (interior de Goiás) Aguaymanto (Perú e Bolivia), Capuli (Cuba) e Chirto (En algumas regiões de Bolivia), me encanto teu licor e queria pedir licença para traduzi-lo ao espanhol e colocá-lo no meu blog, e também me encantaria colocá-lo numa rede de culinária da qual participo, lógico que te dando as devidas referências, você me permite

    Muito Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Eu quero as sementinhas como você pode me mandar as mesmas

    ResponderEliminar
  9. Testado e aprovado, ficou com um sabor magnífico e com uma cor linda. Obrigado pela receita

    ResponderEliminar
  10. Olá Marta! Nunca me tinha lembrado que se poderia fazer licor de fisális!! Vou experimentar esta sua receita que me parece ótima! Só peço que me confirme que a quantidade de aguardente é mesmo 0.75 dl. Porque assim fica pouca quantidade de licor, depois de pronto...deve ser pouco mais de meio litro, parece-me...
    Obrigada desde já pela sua resposta.
    Eu vivo em Oeiras, Portugal. Se alguém próximo quiser pés de fisális eu posso oferecer com muito prazer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde carm0na!
      A quantidade de aguardente é a indicada...não chega a 1 decilitro, mas como leva o meio litro de vinho branco, mais os restantes ingredientes... dá a quantidade que se vê na foto... mais coisa, menos coisa...
      Espero ter ajudado! Continuação de Boas Festas!

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...