Semifrio Surpresa Royal














Ingredientes:


Para a massa
3 ovos
75 g de açúcar
30 g de farinha com fermento
30 g de fécula de batata


Para o creme
6 folhas de gelatina vermelha
400 g de morangos
50 g de açúcar
4 dl de natas
2 dl de leite condensado


Para a surpresa
1 saqueta de gelatina Royal de morango
250 ml de água quente
250 ml de água fria


Para a decoração
chocolate de culinária
raspas de chocolate branco
amendoins cobertos com chocolate


Preparação:

Para a massa
Unte uma forma de fundo amovível com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º C. Bata as claras em castelo e junte o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes. Junte as gemas e bata cerca de 5 minutos. Adicione depois as farinhas misturadas e peneiradas, envolvendo delicadamente. Verta para a forma e leve ao forno cerca de 12 minutos. Retire e deixe arrefecer.


Para a surpresa
Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem, e leve ao frigorífico até ganhar consistência. Depois corte a gelatina em cubos e reserve.


Para o creme
Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Leve ao lume os morangos com o açúcar e cozinhe até que os morangos se comecem a desfazer. Retire-os do lume e reduza-os a puré. Junte-lhes as folhas de gelatina escorridas e mexa até se dissolverem, deixe arrefecer. Bata as natas até ficarem firmes e junte-lhes o leite condensado. Envolva delicadamente o puré de morango reservado, até ficar homogéneo.


Para a decoração
Parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria. Faça um cartuxo com papel vegetal e encha-o com o chocolate. Desenhe formas a gosto com o chocolate, sobre uma folha de papel vegetal. Leve ao frio até secar.


Montagem
Coloque o bolo num prato de servir e volte a colocar o aro da forma. Verta um bocadinho de creme sobre a base do bolo e espalhe alguns cubos de gelatina. Coloque nova camada de creme e nova camada de cubos. Termine com creme de morango e alise a superfície. Leve ao frio, durante umas horas até solidificar. Retire o semifrio do frio, desenforme-o cuidadosamente e decore com os enfeites de chocolate, raspas de chocolate branco e amendoins cobertos com chocolate.

Notas:
- Com esta receita estou a participar no passatempo da Royal – “A sobremesa mais fresca do verão”.


- Passem por lá e espreitem todas as participações, porque vale bem a pena.



- Beijinhos e Bom Fim-de-Semana.



10 comentários:

  1. Que aspecto fantástico!!! Ficou lindo e, de certeza, delicioso..... :)

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma sobremesa mesmo bonita, parabéns e boa sorte!

    ResponderEliminar
  3. Que tentação e sobremesa tão bonita.

    ResponderEliminar
  4. Que linda sobremesa Marta :)

    Parabéns pela deliciosa participação :D

    Bjs

    ResponderEliminar


  5. Boa tarde
    Deve ser deleciosa
    Parabens pela partecipação
    bjns

    ResponderEliminar


  6. Ficou com um aspecto muito apetitoso!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Boa sorte Marta.
    Ficou fantástico.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. ola marta!encontrei o seu blog por acaso e estou adorar as suas receitas todas deliciosa e com aspeto delicioso,tenho feito algumas que tem sido um sucesso,parabens e continue,todos os dias passo por aqui para ver as suas novidades...ja aproveitava para lhe perguntar acha que este semifrio de morango ,que o morango podia ser substituido por ananas o que acha?é que ca em casa nao gostam muito de morango...mais uma vez parabens e obrigada por partilhar estas delicias todas!beijinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!
      Obrigado pelo comentário. É sempre bom termos um feedback e se for positivo tanto melhor! Em relação ao que me pergunta, penso que sim, que pode substituir e em vez das folhas de gelatina vermelha, usa incolor.

      Mas também pode optar por fazer um creme simples como o recheio deste semifrio aqui http://o-cantinho-da-marta.blogspot.pt/2012/08/semifrio-de-bolo-e-bolacha.html e juntar os cubos de gelatina com um sabor a gosto, penso que também é uma boa opção. Não usa é a bolacha e o café!

      Espero ter ajudado.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...