Bolo 3 Cores - 3 Sabores

É já no próximo domingo o dia mais doce e animado do ano… World Baking Day, vamos todos juntos preparar um bolo delicioso em família. Pode haver coisa melhor? Certamente que sim, para algumas pessoas, mas quem tem crianças em casa, sejam elas, filhos, netos, bisnetos, amigos… todos gostam de dar uma ajudinha nesta arte bem docinha… Verdade?

Aproveito então para vos trazer um bolinho que gostei muito de fazer. Quando conheci este blog, da Violeta, fiquei rendida às suas fotos e receitas. Esta foi a primeira que experimentei e gostei muito. Obrigada Violeta pela partilha.


Tempo de preparação: 45 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: farinha
Prato: bolo
Nº de porções: 10


Ingredientes:
6 ovos
180 g de farinha com fermento
150 g de açúcar
1 saqueta de pudim de morango (22 g)
3 gotas de aroma de baunilha
1 c. (de chá) de cacau em pó
raspa de limão



Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte e enfarinhe uma forma de bolo retangular alta (tipo bolo inglês). Separe as gemas das claras. Numa tigela, bata as claras em castelo e adicione o açúcar aos poucos sem parar de bater, até as claras ficarem bem firmes. Adicione depois as gemas, uma de cada vez e continue a bater até ficarem bem incorporadas. Acrescente a raspa de limão a gosto e a farinha peneirada, envolvendo devagarinho até ficar um preparado homogéneo. 

Divida a massa em 3 partes iguais. A uma delas adicione o cacau peneirado, envolvendo bem. Reserve. Numa outra parte adicione o pó da saqueta de pudim de morango, envolvendo bem. Reserve. Na parte restante, adicione as gotas de aroma de baunilha e envolva bem. Reserve. 

Tire as medidas da forma e corte 2 separadores, de modo a encaixarem muito bem na base da forma e nas paredes, de maneira a que a massa não saia do sítio. Depois de fazer os separadores, envolva-os com película aderente ou papel de alumínio e coloque-os na forma, de forma a ficarem com o mesmo espaço entre eles. Coloque depois a massa em cada um dos separadores. Depois dos separadores preenchidos, retire cuidadosamente cada um dos separadores. Ao levantar o separador, empurre a massa colada nos lados com uma colher ou espátula. Leve ao forno durante 25-30 minutos, ou até o palito sair limpo.



Notas:
- Eu preparei a forma e os separadores com antecedência… Se não fosse capaz de o fazer, já não arriscava este formato… Fixei os separadores na forma com o auxílio de fita-cola.

- Depois de retirar o bolo do forno, reguei-o com uma calda aromatizada de limão e canela: 1 medida de água, 1 medida de açúcar, casca de limão, pau de canela. Coloquei tudo ao lume, assim que começou a ferver, desliguei e reguei o bolo acabado de sair do forno.


- Se quiserem podem fazer uma calda mais fraca, colocando menos açúcar.





Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência. 




9 comentários:

  1. Que bonito Marta, , te quedo precioso, un bizcocho muy original, besos

    ResponderEliminar
  2. What a beautiful cake. This is perfect for breakfast with coffee. Blessings, Catherine

    ResponderEliminar
  3. Oi Marta!
    Teu bolo ficou lindo e certamente delicioso.
    As fotos ficaram maravilhosas, parabéns...
    Bjssssss

    ResponderEliminar
  4. Mt bonito este teu cake, bela iniciativa!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficou mesmo lindo esse bolo!
    Gostei imenso do contraste das cores, dá um efeito lindo.

    ResponderEliminar
  6. Oh que lindo esse bolinho, um interior mesmo fantástico, tenho que tentar fazer.
    Deve ser delicioso com o pudim de morango.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...