Bacalhau à Conde da Guarda


No verão passado tive a oportunidade de degustar na zona oeste, num restaurante bem simpático, um bacalhau que me deixou uma boa recordação. O nome estava descrito na ementa como prato do dia e andei de dia para dia para reproduzir aquela agradável sensação de sabores. Pesquisei algumas receitas e percebi que mais coisa menos coisa iam todas de encontro ao mesmo… Lá fui eu fazer a receita, fazendo uma quantidade generosa, de modo a que pudesse repetir esta mesma refeição.




Para tornar esta receita muito mais rápida e prática, decidi utilizar puré de batata daqueles que se ferve água, se junta leite, mais uma pitada daqui, outra dali, esperasse um minuto e está pronto a mexer… Está quase tudo dito!


Ingredientes:
Bacalhau
Cebola
Alhos
Natas
Queijo ralado
Azeite
Puré de batata

Preparação:
Coloque as postas de bacalhau num tacho e cobra com água. Leve ao lume até começar a ferver. Retire o tacho do lume e deixe arrefecer. Depois retire as espinhas e as peles do bacalhau. Pique na picadora. Numa frigideira coloque um pouco de azeite e refogue a cebola picada juntamente com o alho. Adicione o bacalhau desfiado e deixe saltear durante uns minutos, mexendo sempre. Junte este preparado ao puré de batata e mexa energicamente com uma colher de pau até obter um preparado homogéneo. Adicione lentamente as natas e envolva bem. Retifique o tempero. Coloque tudo num tabuleiro de ir ao forno, alisando a superfície com uma espátula. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a 220º C até dourar. Retire do forno e sirva com uma salada a gosto.



Bom Apetite!


Marta
Quem sabe se não é a receita ideal para amanhã, que é dia de S. Valentim ;)



3 comentários:

  1. Deu água na boca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...