Bolo Ministro Passo-a-Passo


Aqui está algo que me faz lembrar os meus tempos no ensino secundário… No bar da escola quase sempre havia um bolo de chocolate delicioso com uma cobertura ainda melhor. Eu sempre gostei de canela! Na altura não sabia o nome do bolo, mas um dia lembrei-me dele. Pesquisei na net pelas características que me lembrava do bolo e encontrei um Bolo Ministro. Não fiquei muito entusiasmada, pela quantidade de ingredientes que o bolo levava… E o tempo passou até que os meus pais foram recentemente a uma grande festa de aniversário, onde eu pedi que me trouxessem um bocadinho de bolo. Festa que é festa tem sempre bolo, certo? E não é que o bolo era o famoso Bolo Ministro? A minha mãe disse que o bolo tinha um nome engraçado, mas que não se lembrava… Eu na altura também estava com uma branca, mas ao saborear um pedacinho, lá me veio o nome à memória. Pronto, lá voltei a pesquisar sobre o dito bolo e assim que tive oportunidade lá arregacei as mangas e pus a receita em prática! Só tenho a dizer que valeu a pena cada minuto que estive de volta do bolo e me levou aos bons tempos de estudante.

Vejam aqui o passo-a-passo:




Ingredientes:
75 ml de óleo
100 ml de leite
150 g de açúcar
150 g de farinha para bolos
30 g de canela em pó
40 g de chocolate em pó
4 ovos

Calda

Recheio e Cobertura

Canela em pó para polvilhar

Preparação:
Coloque os ovos e o açúcar numa batedeira. Bata bem aumentando gradualmente a velocidade, até obter um preparado homogéneo. Adicione depois o leite e o óleo. Misture bem com uma colher. Acrescente depois a farinha, e o chocolate em pó. Envolva muito bem. Por fim adicione a canela. Volte a mexer delicadamente a massa. Unte uma forma de 22 cm com margarina e coloque no fundo um círculo de papel vegetal não aderente. Polvilhe com farinha. Deite o preparado na forma e leve ao forno a 180ºC cerca de 30-35 minutos. Faça o teste do palito. Retire e deixe arrefecer. Desenforme o bolo e retire o círculo de papel vegetal.


Divida o bolo ao meio com um utensílio próprio. Se não tiver este utensílio use uma faca. Coloque uma metade no prato de servir. Pincele uma parte do bolo com metade da calda. Faça o mesmo à outra metade com a restante calda. Recheie a base do bolo com uma parte do creme. Cubra com a outra metade do bolo. Cubra o bolo todo com o restante creme. Polvilhe a gosto com canela em pó. Sirva fresco!





Bom Apetite!

Marta


5 comentários:

  1. O nome é tão giro! E tenho a certeza que é um bolo delicioso! Ainda assim vou ter de experimentar para comprovar (que bela desculpa)! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O nome por si só já é giro e certamente o bolo é delicioso. Fiquei curiosa com o sabor,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia mas parece ser uma delícia!!
    Tenho de experimentar, beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta sugestão, tenho de experimentar qualquer dia.
    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  5. Alguém já experimentou esta receita?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...