Caracóis Doces com Doce de Ovos e Amêndoa


As saudades que eu já tinha de um caracol fofinho. A ideia inicial era fazer dois tipos. Uns com fruta cristalizada e outros assim. Mas como achei que o doce de ovos, já era suficientemente doce, optei por simplificar. Mas ficaram tão bons! Cada vez mais adoro esta massa, porque é muito versátil e permite-nos fazer vários tipos de bolos e o segredo para ficarem fofinhos é não cairmos na tentação de os deixarmos mais um bocadinho no forno. Por isso é que agora uso a função de ventilação desde o primeiro instante em que coloco este tipo de massas no forno, para ganharem uma cor bonita.





Ingredientes:
Primeira massa
100 g de farinha T55
30 g de fermento fresco
60 g de leite

Segunda massa
500 g de farinha T55
100 g de açúcar
100 g de margarina
40 g de leite
130 g de água
10 g de licor a gosto
raspa de limão

Recheio
Doce de Ovos (Lidl Deluxe)
Amêndoa laminada
Canela em pó

Finalização
1 ovo para pincelar
amêndoa laminada
geleia

Preparação:
Primeira massa: Coloque na taça a farinha, o leite e o fermento. Amasse cerca de 2 minutos na velocidade máxima. Retire e reserve cerca de 10 minutos.

Segunda massa: Coloque todos os ingredientes na taça e amasse em velocidade média cerca de 3 minutos. Amasse bem. Adicione a massa fermento reservada. Continue a amassar em velocidade média cerca de 3 minutos, para misturar bem. A massa deve-se descolar das paredes da taça. Polvilhe um alguidar com farinha e coloque nele a massa. Tape com um pano e deixe levedar 30 minutos. Enquanto isso, prepare o doce de ovos de acordo com as instruções da embalagem.

Passado esse tempo, verifique se a massa já levedou. Forre um tabuleiro com papel vegetal não aderente. Numa superfície polvilhada com um pouco de farinha, estenda a massa em forma de retângulo. Barre toda a superfície com o doce de ovos, espalhe amêndoas laminadas a gosto e polvilhe tudo com canela. Enrole como se fosse uma torta e corte em fatias de grossura a gosto. Coloque os rolinhos no tabuleiro deixando alguns espaços entre si. Deixe levedar novamente por 45-60 minutos.

Bata o ovo com um garfo. Pincele os caracóis com o ovo batido e espalhe por cima mais amêndoa laminada. Leve ao forno cerca de 10-15 minutos, a 180º C com ventilação ou até estarem cozidos!


Retire do forno e pincele com a geleia. 


Bom Apetite!
Marta

2 comentários:

  1. Aspecto maravilhoso!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tinha acabado de pensar: Gil vais começar a fazer dieta. Não que eu seja gordo mas os doces, ai os doces...entre aqui, olhei para estas maravilhas e... desisti logo da ideia de fazer dieta, lol. Muito bonito o seu blogue,
    .
    * Criança brincando ... em interno lamento. *
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...