Tornado em Tomar

É verdade, também fui atingida por esta intempérie! Pelo pouco que tenho visto, o que me aconteceu, foi uma gota de água num oceano! Dentro do azar, ainda tivemos um bocado de sorte…

Nada o fazia prever, penso eu!

Vinha com a minha mãe e com a minha filhota no carro, viam-se relâmpagos ao longe em várias direcções. Ao chegar ao lugar onde os meus pais moram, um vizinho deu o alerta e disse que vinha aí um tornado. Segui mais 400 metros até chegar a casa dos meus pais. Gerou-se na minha cabeça a dúvida com o que fazer ao carro, se o colocava dentro de um pavilhão ou se o deixava no lugar do costume, um telheiro… Pensei, seja o que Deus quiser e ficas no sítio do costume. Fugi com a minha mãe e com a minha filha para dentro de casa. A minha mãe ainda saiu para ir fechar melhor um portão e chegou a ver o remoinho que já arrastava chapas com ele.

Não vi, nem ouvi nada de especial, apenas o barulho do vento a passar… Agarrei a minha filha ao colo e esperei até que o vento acalmasse… O meu coração batia tanto, que cheguei a pensar o pior!

Entretanto, o vento acalmou e como se aproximava a hora de ir entrar ao serviço, disse à minha mãe que ia passar por casa para desligar os electrodomésticos e ver se estava tudo bem… Subi o lugar e começo a ver uma chaminé caída, algumas pessoas na rua a gritar, as educadoras de infância e auxiliares ao telemóvel, muito aflitas, já sem parte da cobertura… Estava a ficar incrédula, não podia estar a acontecer… Semáforos partidos, sinais arrancados, caixotes do lixo no meio da via pública, carros desgovernados, chapas no cimo das linhas de alta tensão, árvores derrubadas, casas destelhadas, cacos por todo o lado, linhas partidas… …

Virei para a minha rua, mas sempre com um pensamento positivo, de que a minha casa teria escapado! Não conseguia imaginar o pior, quando vejo a minha vizinha na rua, com as mãos deitadas à cabeça e o telhado da casa dela sem algumas telhas e chaminé…
Perguntei-lhe se sabia se a minha casa estava bem, ela disse que não sabia…

Segui mais uns metros e um poste de alta tensão dobrado ao meio e ao chegar mais à frente, vejo que o poste de alta tensão que estava do nosso lado esquerdo caíra para cima dos nossos arranjos exteriores. Ficou a uns 50 cm do muro que é perpendicular ao portão e do quadro da electricidade e do contador da água… O poste caiu no sentido contrário à passagem do tornado, o que foi melhor, porque assim os fios foram cair em cima dos meus sobreiros, caso contrário, iriam cair em cima da casa.

Parei o carro no cimo da rampa que desce para a minha casa e comecei a olhar a toda a volta… Logo de seguida começam-se a ouvir sirenes por todo o lado… A impotência de não poder fazer nada, deixou-me quase bloqueada… Depois de ter feito 2 telefonemas ( marido e patrão ), arregacei as calças e enfiei-me pelo terreno do vizinho… estava com receio de passar por baixo do poste… consegui chegar a casa, calcei uns botins e fui ver se por fora estava tudo bem… A minha porta de entrada estava cheia de ramos e folhas de sobreiro. Como lá não podia fazer nada, fui até à estrada principal para ver como é que estava a situação… um caos, mesmo que quisesse sair dali, estava muito difícil… Já se falavam em muitos prejuízos e muitas ocorrências tristes…

A primeira noite para tentar dormir, foi um horror… Na segunda noite, de madrugada às duas da manhã, tocam-nos à campainha. Eram funcionários da EDP para retirarmos os carros que estavam na rampa, que era para eles retirarem o poste para a parte de cima e assim poderem desobstruir a via. Nós a pensar que vinham verificar a falta de fase… Sim, porque na altura ainda não tínhamos luz trifásica para algumas coisas funcionarem.

Aproveito desde já para agradecer a todos aqueles que se têm disponibilizado de uma maneira ou de outra para ajudar todos aqueles que viram os seus bens partir com este tornado.


Um Bem Haja a Todos do fundo do coração!

8 comentários:

  1. Bolas Marta, q grande susto!
    Vai fazer um ano este mês q tivemos aqui um ciclone na zona Oeste e tb houveram tantos prejuizos e o medo foi tanto, q ainda hoje o meu filho qdo ouve o vento, fica cheio de medo.
    Muita força e coragem para todos.

    ResponderEliminar
  2. tenha sempre pensamentos bons ,Marta!!bju

    ResponderEliminar
  3. Eu ouvi falar no tornado mas nao pensei que tivesse sido tão grave... :S
    Espero que tudo se resolva o mais rápido possivel! Não sabia que eras de Tomar, moras pertinho de mim então! ;)
    Beijinhos doces e força!

    ResponderEliminar
  4. não estamos preparados para estas intemperies que começam a ser frequentes no nosso país.

    entre bens materiais o importante são as vidas e pelo que ouvi nas noticias estas foram poupadas e ainda bem, é triste ver-mos o que lutamos na vida destruido mas com vida e saúde tudo se recompõem.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...