Fisális - Physalis


Lembrei-me que nunca mostrei o interior deste fruto, e como algumas pessoas ainda não o conhecem e não sabem como se reproduz, hoje, deixo aqui umas notas sobre o mesmo, que podem ser importantes ou não… Espero que gostem!




 Este é bem grande!!!



E aqui estão as sementinhas que se podem semear!





Este fruto é uma delícia! Já experimentaram? E reproduz-se muito bem…



Chamam-lhe vários nomes, como podem ver:
Fisalis, Camapú, Bucho-de-rã, Joá-de-capote, Juá-de-capote, Mata-fome, Canapum, Camapum, Bate-testa, Juá-roca, Saco-de-bode, Alquenquenje, Erva-noiva, Cerejas-de-judeu, Balão, Tomate-lagartixa, Tomate-barrela, Tomate-capucho, Capucho, Juá-poca, Camaru, Fisales, Físalis

Indicações: Diabetes, reumatismo, escorbuto, afecções da pele, rins, fígado, bexiga e garganta, transplantes, alergias, malária.
Propriedades: Diurético, hepatoprotetor, antiescorbútico, imunoestimulante, laxante, sudorífico, tônico, controlador do sistema imunológico.
Partes usadas: Frutos, folhas e raízes.

O fisális é cicatrizante, purifica o sangue, diminui a albumina dos rins, fortifica os nervos ópticos, limpa as cataratas, alivia problemas de garganta. É indicada como coadjuvante no tratamento do carcinoma de próstata e colesterol elevado. Combate a diabetes, o reumatismo crónico, doenças de pele, bexiga, rins e fígado. Favorecem a dissolução dos cálculos de sais úricos e eliminação de areias através da ingestão de bagas frescas ou secas.

72 comentários:

  1. tenho que ver se arranjo umas sementinhas para o meu marido semear na nossa horta, eu gosto muito deste fruto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Risonha! Se quiseres posso enviar-te algumas por correio! Pode ser que funcione... No terreno dos meus pais elas nascem por todo o lado, no meu como não chegam a cair tantas para o chão porque as apanhamos quase todas, nascem em menor quantidade. Beijocas.

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Apenas hoje conheci este blog e estou a adorar.
      Aproveitando a sua resposta á Marta será que tambem me pode enviar algumas por correio?
      Rua Caetano de Melo, 520 1º direito
      4430-267 Oliveira do Douro
      Vila Nova de Gaia.

      Obrigado.

      Eliminar
    3. Boa tarde Pedro,

      Assim que tiver oportunidade vou enviar-lhe algumas sementinhas de Fisalis.
      Obrigada pelo seu comentário e volte sempre.

      Eliminar
    4. Se alguém me poder enviar umas sementinhas agradecia...

      António Oliveira
      Rua dr. António Proença lt 19 2andar
      6000-391 Castelo Branco

      Quando tiver posso também partilhar...
      Um grande Bem Haja

      Eliminar
    5. Boa noite
      Já procurei onde podia, sem sucesso. Se alguèm tiver sementes ou filhos, agradecia, mesmo que envie a cobrar, se não for muito. Obrigado
      Jorge Oliveira
      Rua 25 de Abril, 62-B
      7555-116 Cercal do Alentejo

      Eliminar
    6. Vou secar alguns frutos e envio a quem pedir

      Eliminar
    7. Olá, me chamo Pedro Henrique. Gostaria de algumas sementes, moro em Manaus, Rua Vivaldo das Neves, número 32, bairro São Raimundo, cep 69029-291

      Eliminar
  2. Marta, se puder, eu quero sementinha sim! Meu mail é angelaescritora@gmail.com. Me escreva que eu mando meu endereço e vc me envia o número da sua conta para eu pagar o frete! Nunca vi nem provei e fico aqui babando!

    ResponderEliminar
  3. ADORO SÃO TÃO BOAS, PLANTEI ALGUMAS MAS ACHO QUE AINDA NÃO TENHO.
    MAS A MINHA MÂE COSTUMA TER MUITAS.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Adoro fisalis, dá para plantar em vasos?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lurdes! Eu já tive uma num vaso, deu flor e chegou a dar um fruto! A produção não se compara a uma planta na terra... O certo é que o meu vaso não era muito grande e também não lhe dava muita atenção, porque tinha as outras plantas!

      Mas com um vaso grande, uma boa exposição solar e dedicação, penso que pode obter resultados! Bjs

      Eliminar
  5. Eu conheço e gosto bastante :)
    Para decoração é excelente, fica sempre bem.
    O que eu queria mesmo era arranjar a semente para plantar num vaso.

    Bjokas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Romy! Se quiseres posso enviar-te algumas sementes, o que depois é preciso é ter paciência, para esperar que elas nasçam! As minhas que foram ficando pelo chão durante o ano passado, só em Junho é que as começei a ver a crescer! Bjs.

      Eliminar
    2. Boa tarde, Marta, gostava que me enviasse tambem algumas sementes , o meu email: lena.garrinhas@gmail.com

      Obrigada

      Eliminar
  6. Olá,

    Eu conheço muito bem as Fisális, mas não costumava comer até tu falares em comer, aí fui experimentar e gostei. Só as costumava usar como decoração.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Os Fisális são mesmo deliciosos e têm muita vitamina C. Não sei bem explicar o sabor, mas que são bons são! Há dias vi aqui na net a receita de sumo de Fisális, quando tiver um tempinho, vou experimentar! Mas para mim tem que ser coado! Bjs

      Eliminar
  7. gostaria de saber se as folhas podem ser utilizadas em chá.
    Que propriedades têm as mesmas?
    E como utilizá-las.
    bjs.


    Marquinhas .Estarreja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marquinhas!
      Lamento não poder dar-lhe essa informação! Já fiz algumas pesquisas aqui na net e não obtive nenhum resultado sobre esse assunto.
      Por experiência própria só tenho a degustação dos fisális frescos, quase secos tipo passa e em sumo obtido através da centrifugação de vários frutos.
      Assim que tiver alguma informação ou experiência própria irei fazê-lo aqui no blog. Obrigado pela visita e comentário.
      Espero continuar a ter a sua visita. Bjs.

      Eliminar
  8. Por favor. Peço orientação como pode-se usar as folhas e as paizer do Fisaliz. Somente fazendo chá? Desde já meus agradecimentos.
    Abraços - Estela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Estela,

      Eu pessoalmente só costumo comer a fruta ao natural ou transformar em sumo. Ainda não utilizei as folhas nem as raízes para fazer chá.

      Um abraço.

      Eliminar
  9. Hélder Gabriel

    Ola Marta.....estou bastante interessado na aquisiçao das sementes
    E já agora que espécie/qualidade de fisalis tens plantada

    helder_mg@hotmail.com

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Eu conheço e como fisalies há muitos anos, Mas não sabia que tinha tantas propriedades, e agora fiquei a saber que também se utilizam as folhas e as raízes como chá e que é muito bom para muitas doenças.gostaria de saber como se faz, já que tenho várias plantas deste fruto no meu pequeno quintal.Espero que me possa satisfazer esta grande corisidade. Obrigada, bjos. Maria Alice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice,

      As experiências que tenho com este fruto até ao momento são:
      - Comendo ao natural,
      - Sumo natural,
      - Doce,
      - Licor.
      Tudo já partilhado aqui no blog.

      Sobre o chá, já tenho feito várias pesquisas, mas ainda não encontrei nada muito explícito. No entanto, assim que fizer alguma experiência, terei todo o gosto em partilhar aqui.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Olá Marta! Adorei tudo sobre fisalis, seria possível também mandar-me sementinhas ? Plantarei com muito carinho.
    Obrigado e muita luz.
    Meu e-mail é rosananl@hotmail.com
    Rosana

    ResponderEliminar
  12. Olá Marta! Adorei o que nos informou sobre fisalis. Por gentileza, será possível enviar-me sementinhas ? Plantarei com carinho.
    Obrigado e muita luz

    Rosana rosananl@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. Olá Marta! Adorei a informação sobre fisalis, seria possível , por gentileza, enviar-me sementinhas ? Vou plantar com muito carinho.
    Obrigado e muita luz

    Rosana rosananl@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosana!

      Respondi por email. Obrigada pelo seu comentário.
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá Marta

    Apreciei e agradeço todas as informações que consegui ao visitar o seu blog.
    E isto aconteceu porque um dias destes deram a provar-me e gostei imenso. Depois, com todas estas características medicinais.....e eu com um quintal grande...tudo se proporciona.
    Comprei hoje num mercado rural 2 plantas e ainda hoje as vou plantar.
    Já agora posso dizer que a mim tem um sabor parecido com a "nêspera" (nesta zona gandareza) porque na zona do Porto eu disse uma grande "palermice". Nessa zona são "magnórios" ou coisa paraecida.
    Cumprimentos
    Alcindo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alcindo,

      Obrigada pela visita. Daqui a uns meses já vai poder saborear certamente os seus próprios frutos. Muito bom mesmo.
      Bjs

      Eliminar
  15. Gostaria de algumas sementes tem como? Thorvikings@hotmail.com

    ResponderEliminar
  16. Gostaria de algumas sementes tem como ? Thorvikings@hotmail.com

    ResponderEliminar
  17. Oi Marta, amei seu blog. Ele levou-me a recordar minha infância, quando brincava a beira do rio e tinha muito canapum. Comia muito essa frutinha e só agora descubro o seu valor medicinal. Porém, já não encontro mais. Gostaria muito de obter as sementes, meu email é fatimamotta.ac@gmail.com.br. Por gentileza entre em contato para que eu possa ter informações suas de como me enviar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de lhe enviar um email.
      Obrigada pela visita.

      Eliminar
    2. Marta, não sei o que houve mas, o email não veio. Você poderia enviar novamente? fatimamotta.ac@gmail.com ou fatima_motta@bol.com.br.
      Ficarei imensamente agradecida

      Eliminar
    3. Bom dia Fátima,
      Acabei de enviar email para o segundo email. Do primeiro email que lhe enviei, recebi mensagem de erro e não percebi o que é que se passou.
      Espero que consiga receber este.

      Eliminar
  18. Oi Marta, amei o seu blog. Ele levou-me a minha infância quando eu e outras crianças brincávamos a beira do rio e parte de sua vegetação era de canapum. Achava lindo aqueles balõezinhos que estourávamos e comíamos. Lendo o blog aprendi muito sobre o valor medicinal daquilo que comíamos e nossos pais brigavam conosco dizendo que era veneno. Hoje, já não encontro mais esse fruto na nossa região. Como faço para obter a semente? Meu email é fatimamotta.ac@gmail.com. Por gentileza entre em contato para que eu possa saber como você pode me enviar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Olá Marta
    Muito obrigada por partilhar tanta e tão excelente informação.
    Comprei uma caixinha de Physalis e outra de Kumquat e aqui em casa devoraram logo tudo. Por precaução guardei um fruto de cada para poder semear.
    A minha questão é: qual a melhor altura para semear e se devo ou não secar primeiro as sementes.
    Obrigada pela sua atenção
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Pode semear já o Physalis, esborrachando-o ligeiramente na terra. As sementes demoram algum tempo a nascer... Convém ir regando e vigiando :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada, Marta :)
      Seguirei o seu conselho.
      beijinhos

      Eliminar
  20. Marta,preciso muito que você me envie algumas sementes do tomate de capucho.Sonho de infância.Que devo fazer para
    receber sua resposta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Célia,
      Envie-me um email para martasdcf@gmail.com
      Fico a aguardar.
      Bjs

      Eliminar
  21. Boa noite Marta, pode-me mandar umas sementes de Physalis?

    ResponderEliminar
  22. Boa noite Marta, pode-me mandar umas sementes de Physalis?

    ResponderEliminar
  23. Boa noite Marta, pode-me mandar umas sementes de Physalis?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Bernardo,
      Envie-me um email para martasdcf@gmail.com
      Fico a aguardar.

      Eliminar
    2. Olá Marta,

      meu nome é Milton, e eu também gostaria de receber algumas sementes de Fisális. É possível?
      Meu e-mail é: milton.pabst@gmail.com.

      Obrigado. Milton.

      Eliminar
  24. Navegando... cheguei aqui, e adorei este cantinho do fisális. Lá no meu blogue publiquei umas fotos com as várias fases até cair cair e gerar putras plantinhas. Espreita!
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Boa noite a todos , fico feliz pelo interesse em cultivar tão maravilhoso fruto , tenho quatro plantas , que carregaram, e ainda tem muito fruto , tenho-me deliciado , a arvore com os frutos é lindíssima . desejo a todos boa sorte nas vossas plantações . Bjs

    ResponderEliminar
  26. BOA NOITE
    Gostaria de conseguri semente de fisalis, estava pesquisando e entrei na sua pagina a ldorei os conteudo.
    Tereza de Jesus
    Av. Pacifico Moneda, 2343 casa 77 Condominio das Lranjeiras
    Jaguariuna - São Paulo
    CEP: 13820-000
    Obrigado
    Tereza

    ResponderEliminar
  27. Ola, bom dia.
    Adorei a informação sobre a Fisális, gostaria de receber algumas sementes, tenho bastante espaço no meu quintal. parabéns.

    meu emai é samuel0863@gmail.coml

    ResponderEliminar
  28. Olá Marta
    Parabéns pelo seu cantinho.
    Sabe se alguém tem informação sobre utilização das folhas e das raízes da Phisalis para fazer chá? Como prepará-las e como fazer o chá?

    Obrigado
    Jaime
    jaimehpires@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jaime :)
      Por acaso não tenho nenhuma informação sobre esse assunto, mas também gostava de saber... Dizem que faz muito bem.

      Eliminar
  29. Olá Marta não te conheco mas fiquei apaixonado pelo phisalys . Agradecia que enviasses uma sementinha se possivel.
    O meu mail é : amadorlopes@sapo.pt
    Rua Ilha de Porto Santo,14
    6150 Pontinha

    ResponderEliminar
  30. nascem por todos os lados tornou-se uma praga no quintal.
    já pensei começar a fazer negocio?

    ResponderEliminar
  31. Parabéns pelo blog. Parece ser um fruto excelente para o nosso dia a dia. A ver se arranjo para plantar en casa. Tenho quintal, mas por curiosidade o mesmo da-se bem no interior de casa? Tudo de bom ao o pessoal do blogue.

    ResponderEliminar
  32. Olá gostaria que se alguem tivesse a semente pra me dar pois procuro a semente mas não acho rua Bernardino Vergueiro 62 casa 11 CEP 03710060 SP so me escrever email mando o dinheiro fret regunasouza47@gmail.com agradeço desde já regina

    ResponderEliminar
  33. Olá Marta, soube que esta planta é muito benéfica para os Diabéticos, e a minha mãe é uma delas, ficava-te muito grato se me pudesses enviar umas sementes para a poder ajudar. O meu nome é Rui Teixeira, rua Manuel Veríssimo da Silva n°3 r/c esq, 2955-050 Pinhal Novo

    ResponderEliminar
  34. Olá Marta, muitos parabéns pelo blog, tomei conhecimento que esta planta é benéfica para os Diabetes, a minha mãe, infelizmente contraiu esta doença à dois anos. Ficava muito grato se você ou alguém, me enviasse umas sementes. Rui Teixeira, rua Manuel Veríssimo da Silva, n°3 r/c esq, 2955-050 Pinhal Novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Rui,
      Com muita pena minha, neste momento não posso ajudar, uma vez que já esgotei o meu stock de sementes. Se encontrar o fruto à venda basta esborrachar um diretamente na terra ou num vaso e ir regando. Demora a nascer, mas nasce. As melhoras da mãe.

      Eliminar
  35. olá bom dia,comprei sementes de varias kualidades de fisalis mas so semeei a fisalis amarela e a roxa ,das k semeei so gosto da amarela,ando sempre comendo durante o dia ,meus diabetes estavam no limite para passar para os maus,agora so em dezembro kuando fazer analises vou ver o resultado.

    ResponderEliminar
  36. Passem pela nossa página do Facebook, receitas e muita informação sobre esse fruto maravilhoso https://m.facebook.com/physalisdealcobaca/?ref=bookmarks

    ResponderEliminar
  37. Olá a todos! Ainda ninguém sabe como fazer chá das folhas do physalis? Obrigada

    ResponderEliminar
  38. Olá a todos! Ainda ninguém sabe como fazer chá das folhas do physalis? Obrigada

    ResponderEliminar
  39. Pessoal moro em um apaetaparta pequeno e minha nudai d physalis já tem 1,05 de altura, sempre faço podas, meu esposo é diabetico a 6 meses oaxila entre 170 e 240, depois de diversas tentativas de encontrar algo na internet sobre o chá das folhas e sem sucesso vamos ter que arriscar pra vê. Muitos falam que é bom pra diabetes mas não ensinam, vou arriscar rs

    ResponderEliminar
  40. https://www.ppmac.org/content/camapu

    ResponderEliminar
  41. https://www.ppmac.org/content/camapu
    Encontro esse link explicando como preparar o chá, que várias pessoas perguntaram acima.

    ResponderEliminar
  42. Olá, que maravilha este blog.
    Seria possível enviar-me sementinhas também? Será uma longa viagem mas será bem recebidas rsrs.
    Moro em Brasília/Brasil - rosananl@hotmail.com
    Abraços fortes e obrigada

    ResponderEliminar
  43. Gostaria de ter estas sementinha para plantar,daria para m mandar.endereco passeio doze numero 85 navegantes 2 pelotas rs.

    ResponderEliminar
  44. Ola Marta gosto muito do seu blog mas gostaria de saber se podes enviar a Fruta Physalis para Mocambique na Provincia de Sofala na Cidade da Beira.

    ResponderEliminar
  45. Informação bastante útil. Deram me pela 1ªvez folhas de fisalis, para fazer o chá. e fui a procura de mais informações...foi muito bom ler o artigo.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...