Semifrio de Morango

Ao fazer uma pesquisa no Google de semifrio de morango houve uma fotografia que me chamou a atenção e é claro, lá fui eu dar uma vista de olhos e adorei a receita! Para além de simples, dava para utilizar uma boa quantidade de morangos! A receita original podem ver no blog da Irene Bastos - Tesouros da Irene, eu fiz apenas uma alteração na quantidade de açúcar na massa do bolo, bati a massa de modo diferente e não coloquei os morangos a toda a volta... Mas acho que o resultado é idêntico e uma verdadeira maravilha!!!











Ingredientes:
Para o bolo
3 ovos
100 g de açúcar
70 g de farinha com fermento

Para o creme
6 folhas de gelatina vermelha
300 g de morangos
50 g de açúcar
4 dl de natas
2 dl de leite condensado

Para a decoração
50 g de chocolate derretido
morangos
folhas de hortelã


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda de fundo amovível com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Bata as claras em castelo e junte o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes. Junte as gemas e bata cerca de 5 min. Adicione depois a farinha peneirada, envolvendo delicadamente. Verta para a forma e leve ao forno cerca de 12 min. Retire e deixe arrefecer.

Prepare o creme:
Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Leve ao lume os morangos com o açúcar e cozinhe até que os morangos se comecem a desfazer. Retire-os do lume e reduza-os a puré. Junte-lhes as folhas de gelatina escorridas e mexa até se dissolverem, deixe arrefecer. Bata as natas até ficarem firmes e junte-lhes o leite condensado. Envolva delicadamente o puré de morango reservado, até ficar homogéneo.

Coloque o bolo num prato de servir e volte a colocar o aro da forma. Verta o creme sobre a base do bolo e alise a superfície. Leve ao frio, durante umas horas até solidificar. Parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria. Faça um cartuxo com papel vegetal e encha-o com o chocolate. Desenhe umas grelhas rectangulares com o chocolate, sobre uma folha de papel vegetal. Leve ao frio até secar. Retire o semifrio do frio, desenforme-o cuidadosamente e decore com os enfeites de chocolate e morangos.


Notas:
- Como sou muito esquisitinha, mas há mais lá por aqueles lados, optei por passar a polpa de morango por uma meia, para eliminar na totalidade as sementinhas! Manias!

- A minha filhota só aderiu mesmo aos enfeites de chocolate!

- Aquilo com o cartucho de chocolate, ao princípio não estava a correr nada bem, mas depois até se riram de mim, que já sabia escrever chinês!

- Espero que gostem desta minha sugestão e se tiverem oportunidade, experimentem!

11 comentários:

  1. JÁ FIZ O ANO PASSADO É REALMENTE DELICIOSO.
    BJS
    O TEU FICOU FANTÁSTICO.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ficou fantastico!! estou a salivar! bjks

    ResponderEliminar
  3. Valeu a pena o esforço, pois ficou 6 estrelas!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Maravilha de semifrio :P
    Ficou fantástico :D

    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta!!
    O teu semifrio está perfeito, parabéns!! Além de ser um bolo bonito é delicioso...
    Fico feliz por gostares de uma das minhas receitas.

    Um beijo de algodão doce para ti!!

    ResponderEliminar
  6. 3 semanas hã?!?! Olha que se não morassemos "tão longe" até te fazia 1! O problema é que com o calor que está, na viagem alterava a composição dos ingredientes, especialmente dos ovos e pasta de açúcar, senão era já!!
    Mais um semifrio fantástico saido da tua cozinha!

    ResponderEliminar
  7. ADOREI!!
    vou levar a receita comigo!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  8. mais uma para a lista!!! A decoração está linda!
    bj

    ResponderEliminar
  9. Ficou muito bonito! ;)

    http://candyloveapa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. ola , podes me dizer o tamanho da forma ?.obrigado

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...