Os Caracóis Lá de Casa!

Ora muito bem, olhem só o que andava aqui a faltar!!! Sim eu sei que o que mais gostam de ver aqui são doces, sim, porque as estatísticas não enganam, mas hoje trago-vos um bocadinho do nosso convívio anual do caracol, que já vai no 3.º ano consecutivo, tendo-se realizado no primeiro fim-de-semana de Junho lá em casa! Os docinhos preparados para o evento, mostro depois…
Só me lembrei de fotografar os ditos quase no fim… Já íamos na 2.ª panela! Quando de repente me lembrei que ainda não tinha registado o momento! Muito antes do evento, já pensava em mil e uma coisas que podia fazer e chegou-se à hora H e não houve assim tanto tempo para as concretizar!
Não estávamos a contar realizar o petisco tão cedo, mas ao início não havia caracóis e depois de um momento para o outro, começaram a aparecer! Sim, porque os nossos caracóis são caseiros, lá do nosso terreno, das alfaces, das favas e da hortelã da minha mãe, enfim… O meu marido dava-lhes banhinho dia sim - dia não, borrifava-os, dava-lhes alfaces e nos últimos dias comeram farelos… Posso dizer que foram bem mimados estes caracóis!
Bom, mas passemos à receita… As quantidades foram a olho! Fui provando e juntando o que era preciso para aquele gostinho bem especial!






Ingredientes:
- caracóis
- orégãos
- folhas louro
- caldo knorr galinha
- limão
- dentes de alho
- cebola
- chouriço
- sal, pimenta e piripiri q.b.

Preparação:
Lave bem os caracóis em água corrente até não deitarem qualquer sujidade. Coloque-os numa panela grande e cubra com água dois dedos acima dos caracóis. Leve a panela a lume brando. O aquecimento deve ser lento para provocar a saída dos caracóis da casca. Quando começar a ferver, coloque o lume no máximo, adicione os temperos, juntamente com o chouriço e a entremeada. Deixe ferver cerca de 30 minutos. Conserve-os no líquido da cozedura até à altura de servir. Sirva quente num prato com um pouco de caldo da cozedura. Coma com o auxílio de palitos.

Notas:
- Penso que todos gostaram, pelo menos o meu vizinho P. disse: “-Temos que dizer que estão bons, senão ela para a próxima não nos convida!”
- O que vos parece?

3 comentários:

  1. Eu adoooro este petisco! Molhar o pão nesse molhinho, hum nham nham. Tem muito bom aspecto. Tenho a certeza absoluta que os convidados adoraram este petisco.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de caracóis, mas comigo ficam uma desgraça.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. olá marta,
    não gosto de comer caracóis, mas confesso que as vezes molho um bocadinho de pão torrado no molho...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...