Maçãs Duquesas

Uma receita bem antiga lá por casa, mas agora feita pela primeira vez, numa forma de silicone, que me foi oferecida pela minha melhor amiga. Ela sabe quem é, e sabe como eu fiquei super contente quando recebi os presentes que ela me ofereceu, porque eu ainda não me tinha decidido a comprar estas fantásticas formas. Sim, porque são realmente fantásticas e para a minha primeira experiência, até obtive bons resultados. Agora o melhor é passarmos mesmo á receita.



Ingredientes:
- 1 chávena de açúcar
- 1 chávena de farinha
- canela em pó q.b.
- 4 ovos
- 0,5 l de leite
- 3 maçãs
- 1 limão
- manteiga q.b.




Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Numa tigela misture a farinha peneirada com o açúcar e a canela em pó. Junte os ovos batidos e o leite. Misture tudo muito bem e reserve. Descasque as maçãs e passe-as por sumo de limão. Na forma disponha a gosto, as maçãs cortadas ás fatias. Deite cuidadosamente por cima o preparado anterior. Coloque uns pedaçinhos de manteiga e leve ao forno durante 30 minutos ou até as maçãs ficarem douradinhas. Retire e desenforme a tarte depois de fria. Sirva bem fresquinha e se gostar, polvilhe com canela em pó.



Muito simples, não acham? E eu adoro...



Aqui, acabadinha de sair do forno.




Sobre os restantes elementos, falamos depois. Agora tenho que ir almoçar!



Espero que apreciem esta minha sugestão e digam de vossa justiça. Experimentem!
Nota: Depois de alguns comentários, percebi que me esqueci de um pequeno pormenor. Antes de ter esta fantástica forma, fazia esta receita num pirex redondo untado com manteiga. Apenas tinha uma desvantagem, não dava para desenformar muito bem, então optava por servir assim mesmo dentro do pirex. Mas também tinha uma vantagem, dava para por a quantidade toda de massa, não havia necessidade de fazer queques. Mas o sabor, esse é sempre o mesmo. Fresquinha é uma delícia. Espero com isto, estar a ajudar.

17 comentários:

  1. Ficou uma tarte bem perfeitinha.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Quer dizer, eu tinha definido que ia começar uma dieta cá em casa e depois tu vens por aqui tartes destas???

    Agora vou ter de a fazer...oh pá, não há condições...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bonita!!
    Ficou mesmo perfeitinha!!
    Adoro tarte de maçã e a tua deve estar uma delícia.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. eu queria fazer dieta de doces :p
    por uma questão de saúde (ai jasus se tu soubesses do meu colesterol...)

    Mas começo depois desta tarte!

    Como hoje está fresquinho se calhar aproveito já!!

    (assjm=anabenfica)

    ResponderEliminar
  5. Hummmm, que receitas maravilhosas!
    Boa semana para ti

    silvia

    ResponderEliminar
  6. Que rica tarte e rica amiga.. essas formas são mesmo fantásticas..
    ficou muito linda a tua tarte, tenho que experimentar ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Martinhaa!Boa tardeee pra vc tbm!!!que bom que gostou do PAP...
    olha confesso que tbm não sou muita boa em gráficos rsrs!!mas estou tentando aprender...é que tem revistas que ensinam errado vc sabia?Um dia parei pra ver e conferi...nunca que ia acertar pois o erro estava na revista affff!!tomara vc fazer um minha querida e quando aprontar me mostre tá!!agora falando desta torta de maçã...minha nossa que loucuraaaaa!!deve estar uma delíciaa!!tá com uma cara maraavilhosa!!
    beijos minha linda!!

    ResponderEliminar
  8. Adoro tartes de maçã... e com canela ... ficam divinais. parabéns a tua esta com um excelente aspecto, e esta tão direitinha ;)

    Ja esta na minha lista de favoritas.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Marta, a tarte ficou maravilhosa.
    Eu também já fiquei fã das formas de silicone.

    ResponderEliminar
  10. ficou lindissima a tarte e de sabor tb deve ter ficado excelente.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Que tarte maravilhosa!
    Até os olhos comem...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Formas de silicone foi das melhores coisas que inventaram! Eu tenho também uma cor de laranja, o formato é diferente e adoro! Mas continuo à procura de uma igualzinha à tua, porque acho que dá um efeito giríssimo às tartes :)

    Quanto à tua Tarte ficou lindíssima e aposto que saborosa! Só tenho pena por não gostar de maçãs nas sobremesas! Mas tenho de voltar a experimentar, quem sabe desta vez me convenço :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  13. Delicioso aspecto, até se come com os olhos...
    por acaso ainda não tenho nenhuma forma de silcone.
    bjs

    ResponderEliminar
  14. muito boa.. fiz ontem à noite,para acabar umas maças que lá andavam já a ficar enrrugadas..e não resisti... tive que provar, ainda morno, mas hoje fresquinha ... sabe ainda melhor. Uma delicia....
    muito parecida com a tarte de leite
    Beijinhos
    Tita

    ResponderEliminar
  15. Desculpa minha querida,mas não entendi como vou ver se as maças estão douradinhas se elas estão por baixo da massa?por favor me explique,quero muitooo fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      As maçãs são colocadas no fundo da forma, mas assim que deitamos cuidadosamente o líquido do restante preparado, as maçãs começam a flutuar. Daí dar para ver quando começam a ficar douradinhas.
      Espero ter ajudado com esta pequena explicação.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...