Tomatada

Em casa dos meus pais, sempre que há abundância de tomates é um prato, que se confecciona várias vezes nesta altura do ano, e que eu adoro. Por um lado, é um prato diferente e que cada um come como lhe dá mais jeito, com a colher ou com o garfo. Eu praticamente uso apenas a colher, mas há quem goste de lá pôr o pãozinho até ensopar todo aquele molho. E o ovinho escalfado dá-lhe cá uma graça!!! Só não gosto muito de estar a pelar os tomates e retirar todas as sementinhas, mas o sabor compensa, sem dúvida! Para quem nunca experimentou, deixo o desafio e a receita, é claro!!! Esta tomatada foi preparada por mim, pela primeira vez este ano.




Ingredientes:
- 1 cebola
- tomates maduros q.b.
- 1 folha de louro
- 1 dl de azeite
- 1 dente de alho
- 1 haste de tomilho
- 1 haste de orégãos
- ovos q.b.
- sal q.b.



Preparação:
Num tacho, coloque o azeite, a cebola cortada ás rodelas, a folha de louro, o dente de alho e deixe refogar um pouco. Vá adicionando os tomates limpos de peles e sementes, espremendo um pouco com as mãos para os desfazer um bocado. Tempere a gosto com sal, tape e deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Depois adicione os ovos, o tomilho e os orégãos. Rectifique os temperos. Depois dos ovos cozidos retire do lume e sirva.

8 comentários:

  1. Os meus avós têem plantações e tomate, por aqui também nunca falta!
    Gosto imenso de juntar os ovos escalfados, como tu!

    ResponderEliminar
  2. Ai o quanto gosto disto!!! Aproveita a horta! bjinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Marta!Venho retribuir a tua visita ao meu cantinho..esta tua receita é daquela que me lembro quando ia passar ferias á minha avó ..tomatada é delicioso...fácil de fazer e muito muito bom..obrigada pela partilha...jocas

    ResponderEliminar
  4. é muito bom!!!

    eu costumo trazer da minha e ate os deixo amadurecer, preparo e congelo depois sempre dá para usar nos cozinhados sem ter de recorrer ao de garrafa:)


    smsn.artes

    ResponderEliminar
  5. eu nunca comi este prato,mas tem um optimo aspecto,bjs

    ResponderEliminar
  6. E molhar o pão nesse molho...que maravilha!! Assim só tomatada nunca comi mas bom bifes já. Tenho uns tios meus que fazem uns bifes com tomatada que é uma coisa de comer e chorar por mais!! Mas a tua versão parece ser deliciosa. Eu comia com umas boas fatias de pão!!

    ResponderEliminar
  7. O meu K. ia adorar!!
    Os tomates ainda não chegaram aqui em força, mas quando chegarem tb vou ter de inventar.

    Bjitos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...