Torta de Claras com Doce de Ovos






Ingredientes:
- 8 claras
- 8 c. (de sopa) de açúcar
- 8 gemas
- 8 c. (de sopa) de açúcar
- 8 c. (de sopa) de água
- açúcar em pó
- canela em pó
- amêndoa palitada torrada

Preparação:Bata as claras em castelo. Depois junte o açúcar e bata bem até obter um merengue firme. Forre um tabuleiro com papel vegetal anti-aderente e verta no seu interior o preparado de claras. Leve a cozer em forno aquecido a 200º C, durante 8 minutos. Deixe arrefecer completamente no interior do forno. Desenforme depois de frio, em cima de um pano polvilhado com açúcar em pó. Entretanto, prepare o doce de ovos. Num tachinho coloque as gemas, o açúcar e a água. Leve a lume brando mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer um bocadinho e depois espalhe o doce de ovos. Com a ajuda do pano enrole em forma de torta e leve ao frio até arrefecer completamente. No momento de servir, coloque a torta numa travessa e cubra com o restante doce de ovos. Polvilhe a gosto com canela em pó e decore com a amêndoa torrada. Sirva bem fresco.

Notas:- Há já algum tempo que isto me andava aqui atravessado na minha cabeça... e como sou um bocadinho de idéias fixas, aproveitei que tinha alguns ovos e pûs mãos à obra.

- Não queria saber, para o bem ou para o mal, tinha que ver o resultado! Já andava farta de ver em várias revistas receitas de torta de claras, tão bonitas, tão enroladinhas...

- Muito enroladinha não ficou, para uma próxima tenho que experimentar um tabuleiro maior, mas acho que até não me saiu assim tão mal.

- Espero que gostem... Beijocas Doces e até breve...

23 comentários:

  1. 5*******************adorei, eu tb nunca fiz com o receio do resultado
    beijinhos e BFS

    ResponderEliminar
  2. ficou muito bem Marta linda mesmo,bjokinhass

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Marta
    Dizes tu que não te saiu muito bem o enrrolar da torta eu acho que está perfeita, costumo fazer muito na minha casa, é das poucas coisas doces que adoro comer. lol
    Beijinhos
    Desejo-te um bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. Ai que linda! Ficou perfeita. A semana passada tentie pela premeira vez fazer uma ... saiu tão feinha que nem postei... não me corre muito bem eu e claras juntas heheeheh

    ResponderEliminar
  5. eheeh
    Revejo-me nas tuas palavras!
    Apesar de me sair muito bem a fazer molotofs, ando com esta torta na minha cabeça mas ainda nganhei coragem para a fazer com medo que saia mal...
    Tenho msmo que experimentar e fazer como tu, seja o que deus quiser :)
    Ficou lindissima!

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  6. A torta ficou ótima. Perfeita e com muito boa aparência. Também faz parte da minha lista de coisas para fazer.... haja tempo!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Não saiu mesmo nada mal...Ficou lindissima!

    Parabens!

    bjinho
    Rita

    ResponderEliminar
  8. cai no teu blog por acaso, e gostei muito da tua torta, também fiz uma e tenho-a no meu blog, ja sou seguidora deste cantinho...

    Se quiseres dar uma espreita no meu, seras bemvinda:

    amorentrereceitas.blogspot.com

    beijinhos

    Maguinha

    ResponderEliminar
  9. A torta esta muito linda ,faz crescer agua na boca
    Gostava de saber as medidas do tabuleiro
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Guida!
      Desculpa o atraso da resposta, mas não foi por mal...
      A medida do tabuleiro que usei para fazer esta torta é de 28x30 cm.
      Bjs

      Eliminar
  10. Como tenho o colesterol muito alto,ja experimentei esta torta.Em vez do doce de ovos,puz doce de alperce e doce de gila. Ficou optima.
    Maria Mendes de Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Excelente sugestão. Obrigado pela partilha. Bjs

      Eliminar
  11. Agora estou mais confiante que vai aair bem. Já tentei 3 vezes e saíu mal. Não vou desistir. Amanha vou fazer, depois direi. Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois eu já fiz duas e ........desisto.

      Eliminar
    2. Em vez de tentar fazer uma torta, poderá sempre fazer a mesma receita, colocando o preparado de claras num pirex de servir. Depois é só colocar o doce de ovos ou outro doce a gosto. O sabor será o mesmo... Apenas muda o aspeto.

      Eliminar
  12. ola gostei do blog...e deixoume a pensar com esta torta...nao se desfaz??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo!
      Obrigado pelo comentário. Claro que se desfaz, mas na boca... O açúcar em pó ajuda a que ela não se pegue, se preferir pode desenformar para cima de uma folha de papel vegetal polvilhada com o açúcar em pó e com algum cuidado enrolamos.
      Bjs

      Eliminar
  13. hoje tentei realizar a sua torta e ca em casa todos adoraram, somente eu porque nao gosto de doces de ovos, no entanto foi um prazer realizar esta receita. obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandrina,

      Muito obrigada pelo comentário, fico muito contente que tenham gostado.
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Gustava de saber se ha um segredo para a torta de clarad

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo,

      Penso que não... Apenas muita calma e descontração na altura de a enrolar. E claro, não desistir se a primeira tentativa não correr bem, mas isto vale para tudo na vida, certo?

      Mãos à torta!
      Beijinho

      Eliminar
  15. Olá Marta já fiz mas ficou mal tem que ser cozido como o molotof?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...