Feijoada de Caracóis - Receita

Ingredientes: Para 6 pessoas
- 2 kg de caracóis ou caracoletas
( Toda a preparação dos caracóis já se encontra aqui! )
- 1,5 kg de feijão encarnado
- 1 dl de azeite
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 cenoura
- 2 c. (de sopa) de polpa de tomate
- 1 c. (de sopa) de massa de pimento
- 1 dl de vinho branco
- 1 linguiça
- 100 g de bacon
- 1 entremeada
- 1 chouriço corrente
- 100 g de presunto
- sal, pimenta e coentros picados q.b.







Preparação:
De véspera, demolhe o feijão em água abundante e prepare os caracóis. No dia coza o feijão em água temperada com um fio de azeite. Escorra-o, tendo o cuidado de reservar a água da cozedura. Descasque os dentes de alho e a cebola, pique-os e refogue no azeite, juntamente com as folhas de louro. Adicione o bacon, a entremeada, o chouriço, o presunto, a linguiça, os caracóis já limpinhos e tempere com pimenta. Adicione a polpa de tomate, a massa de pimento, a cenoura cortada ás rodelas e refresque com o vinho branco. Junte um pouco de feijão e uma porção da água da cozedura e deixe estufar um pouco. Adicione o restante feijão, a água de cozedura necessária e rectifique os temperos. Polvilhe com coentros e sirva de imediato, acompanhando com um arroz ao seu gosto. Bom apetite!



Para o ano há mais, entre Maio e Agosto, podemos apreciar estes lindos bichinhos, que segundo um estudo, atinge a impressionante média de 0,048 km/h. Como é que alguns me fugiram?

4 comentários:

  1. que recordação agora me fizeste sentir.........o trabalho do meu pai dava lhe para andar pelo campo a apanhar caracois ( ele era motorista dos antigos TLP) e eu dia fez uma feijoada de caracoleta.... nham nham que saudades (boas) dele ( que já está no céu).

    boas receitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. comigo o mesmo,que saudades dos petiscos de caracois do meu Pai...
      passava horas a apanha-los sempre de madrugada em dias chuvosos ele la sabia porque...
      depois era so esperar uns dias para a limpeza acontecer, e ver o meu pai trabalha-los com toda a pericia...desde a lavagem,muitas vezes!! a cozedura preliminar e a devida separacao,casca e aparelho digestivo!) e voula... aquele bocadinho de carne que amontuado quase parecia uma escultura de pequenos corpos unidos...
      ai uns tres kilitos...de carne! limpinha fresca saudavel e deliciosa! (ainda bem que ha uns quantos que nao gostam!!
      por isso que saudades do meu pai! e das pessoas que em geral sabiam valorizar as pequenas coisas, como o caracol!..e dar um outro sentido ha vida, e ao Mundo!!
      que saudades!...

      Eliminar
  2. Se há petisco que eu ADORO são caracóis, mas NUNCA me atrevi a comê-los de outra forma, senão a tradional...

    ResponderEliminar
  3. Esta é que eu não conseguia experimentar... não consigo comer um caracol :(
    Bom fim semana
    bjinhos
    tina

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...