Tronco de Natal















Ingredientes:

Para a massa
- 4 ovos
- 100 g de açúcar
- 50 g de farinha
- 50 g de fécula de batata

Para o recheio
- 1 frasco de Barriga de Freira

Para a cobertura

- 100 g de manteiga
- 100 g de açúcar em pó
- 2 c. (de sopa) de chocolate em pó
- 1 c. (de chá) de óleo

Preparação:Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal untado. Ligue o forno a 180º C. Bata as claras em castelo e junte o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes. Junte as gemas e bata cerca de 5 minutos. Adicione depois as farinhas misturadas e peneiradas, envolvendo delicadamente. Verta para a forma e leve ao forno cerca de 15 m. Retire e deixe arrefecer. Vire o bolo sobre um pano, polvilhado com açúcar em pó e descole o papel vegetal. Barre o bolo generosamente com o doce conventual de Barriga de Freira e enrole-o com o auxílio do pano, até obter uma torta. Apare a torta dos dois lados na diagonal e monte o tronco num prato de servir. Depois prepare a cobertura. Bata bem a manteiga com o açúcar peneirado com o chocolate e por fim envolva o óleo. Continue a bater, até obter um preparado homogéneo. Barre todo o tronco com o creme. Polvilhe com raspas de chocolate e decore ao seu gosto.

Notas:

- Este foi o tronco de Natal que preparei para o Natal de 2010!

- Adorei o recheio, que foi gentilmente oferecido ao meu marido, não pelo dono da casa, mas sim por um cliente. Aproveito desde já para agradecer, porque tudo o que vinha na caixa era excelente! Era, porque já comemos tudo... Doces e mais doces conventuais de Arouca!

- Quando vi o pote, pensei logo que seria um excelente recheio para o meu tronco, e não me enganei... Não é nada enjoativo e também se come muito bem à colher!!! Que gulosos são os meninos...

- A quantidade de recheio do pote foi mesmo à medida do tronco e ainda deu para unir as duas partes!

- Espero que gostem... Beijinhos e até breve!

1 comentário:

  1. Claro que gostamos... Com esse aspecto pode vir duas fatias...


    Bjokinhas,


    Rita

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...