O Bolinho do Tomás


Hoje sou eu que faço anos… É hoje o dia em que faço 38 anos! Ena tantos!!! Por isso e em modo de presente para quem me segue, se é que ainda não se apercebeu… (Será que alguém lê o que eu escrevo?) Venho hoje partilhar o bolinho que fiz para celebrar o primeiro aniversário do membro mais novo lá de casa, que no ano de 2016 já completou 1 aninho…

A verdade é que estas fotos estão há muito tempo nos rascunhos à espera de serem publicadas e não sei bem porquê, não conseguia escrever sobre o meu mimocas… Sempre que o tentava fazer, a emoção tomava e toma conta de mim… Isto deve ser da idade… Os cabelos brancos não enganam!


Acho que fiquei ligeiramente traumatizada com o acontecimento ocorrido no dia de nascimento da minha filha, que já aqui tenho falado por ocasião do seu aniversário, que me fez nunca falar desta nova gravidez… Acabou por correr tudo bem, desta vez o pai pode estar presente e ver o filho no dia do nascimento e não ao fim de 5 dias como tinha sido da outra vez… Se bem que ainda tive uns sustos pelo meio…

As doenças são assim… Nunca podemos dizer que estamos bem! Passemos então ao bolinho. O Tomás estava tão contente a olhar para a vela enquanto lhe cantávamos os Parabéns e lá provou um bocadinho de bolo. Como o dia de aniversário calhou durante a semana, fiz um bolinho simples para comemorar com a família mais próxima, porque a festinha de anos para os restantes familiares e amigos foi no fim-de-semana seguinte.



Ingredientes:
3 ovos
100 g de açúcar
100 g de farinha
1 c. (de chá) de fermento
30 ml de leite
raspa de limão

Para a cobertura e decoração
Creme de pasteleiro
Chocolate em pó
Amêndoa picada torrada

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha, com o fermento. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 50 g de açúcar, a raspa de limão e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para a forma previamente preparada, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 20 minutos). Retire do forno e deixe arrefecer. Repita os ingredientes e toda a preparação para obter outro bolo.

Prepare o creme de pasteleiro. 

Coloque o bolo no prato de servir. Barre o bolo a toda a volta com o creme de pasteleiro. Coloque o creme num saco de pasteleiro e decore a gosto. Salpique com a amêndoa picada torrada. Junte um bocadinho de chocolate em pó a uma porção de creme de pasteleiro, coloque num cartucho de papel e escreva a dedicatória. Sirva fresco!


Espero que tenham gostado deste miminho!


Bom Apetite!

Marta

2 comentários:

  1. que bolo lindoooo!

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    Ps: estou a começar uma nova aventura na Tupperware e, se puderes, pedia para te inscreveres no meu novo grupo no facebook para ficares a conhecer as novidades e promoções! Deixo o link:

    https://www.facebook.com/groups/1791313494492710/

    ResponderEliminar
  2. Parabéns atrasados Marta! Que sejas sempre muito feliz e que corra sempre tudo como planeias.

    Quanto ao Tomás, o bolo estava muito bonito. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...