Os Fisális Lá da Quinta














Pois é, estava eu tão aflita a tentar arranjar mais uns pés de fisális, até que de repente me deparei com uns quantos a nascerem no meio das ervas!

Sempre me disseram que eles nasciam de sementes caídas, mas o certo é que no ano anterior acho que não tiveram muita oportunidade de cair, eram todos apanhados para a pequenita comer!

Mas lembro-me que quando fiz uma poda, ainda no inverno, creio eu, alguns frutos verdes ficaram num monte e foi aí que nasceram alguns pés!

As primeiras fotos são dos meus novos pés de fisális, depois de eu lhes ter arrancado as ervas.
Nas fotos seguintes pode-se ver o meu pé do ano passado, completamente carregado de frutinhas, daí eu ter conseguido fazer doce e licor deste fruto tão especial. Só esta planta chegou a dar-me cerca de 3 kg de frutos.

Depois da última colheita que foi no início de Agosto, podei a planta toda, porque já estava a querer rebentar, ficou um bocadinho despida, mas agora já está a dar novamente flor e até já tem alguns frutos formados.

As que nasceram este ano, estão perto da mãe, mas lá o terreno é diferente e como não foi cultivado nem adubado, não têm um crescimento tão acentuado, mas também estão a dar flores e frutos. Tenho é que os regar dia sim - dia não e naqueles dias de muito calor deveria ser todos os dias, o que nem sempre acontece… Estou a ficar perita nisto, ou não… Qualquer dia ainda me posso vir a tornar numa Produtora Nacional de Fisális!!!

Quem está radiante é a pequena D, que passa a vida a comer bolinhas, como ela lhes chama e vão de todas as maneiras, até quando já estão a virar passa. Ela gosta delas mesmo assim. Um destes dias quando eu estive a fazer a poda de um outro pé de fisális que tenho noutra zona, ela sentou-se ao pé dele e toca a comer bolinhas, foi até encher a barriga.

5 comentários:

  1. Ai Marta e um regalo ver as tuas efisalis...

    Vais ser uma produtora nata...

    Parab´´ens

    ResponderEliminar
  2. o la marta me diz quantas vezez e a rega por semanae a poda obrigada portuguesa maria

    ResponderEliminar
  3. maria portuguesa peco a marta que me diga quantas vezes e a rega por semana das nossas fisalis acho que as minhas estao a morrer obrigada

    ResponderEliminar
  4. ola marta sou portuguesa tenho pes de fisalis

    ResponderEliminar
  5. Bem eu plantei 2 pés de fisális que uma amiga me deu, e aquilo desde que começou a dar dá de verão e de inverno, impressionante. Aconteceu-me o mesmo quando fui arrancar as ervas daninhas deparei com diversos pés distanciados dos pais. Nunca fiz uma estrutura de canas como tu e quando começa a ficar grande parte continuando a crescer tornando-se o "monstro da horta". Estou a pensar fazer uma estrutura senão não dou conta daquilo!! Eu rego o fisális todos os dias e o meu terreno também é novo.
    Nós adoramos, e estou a pensar dedicar-me ao cultivo deste fruto espectacular.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...