Tronco de Natal com Surpresa Royal

Continuando, na onda dos doces de Natal, aqui está o meu tronco de natal, onde aproveitei para participar no passatempo de decorreu até 3 de Janeiro na página do facebook Sorrisos Royal. Usei o tabuleiro do forno para colocar a massa e saiu um tronco enorme, mas delicioso! A cada fatia era sempre uma surpresa!





Ingredientes:
Para o bolo de baunilha
3 ovos, 100 g de açúcar, 3 gotas de aroma de baunilha, 100 g de farinha, 1 c. (de chá) de fermento Royal, 30 ml de leite.
Para o recheio
4 folhas de gelatina branca, 100 g de açúcar, 1 c. (de sobremesa) de farinha, 3 ovos, 2,5 dl de leite, 1 pitada de baunilha
Para a surpresa
1 saqueta de gelatina Royal de morango, 200 ml de água quente, 200 ml de água fria.
Para a cobertura
250ml de água , 250ml de leite , 150g de açúcar , 75g de farinha s/fermento , 2 gemas , 2 ovos , 1 casca de limão, 1 noz de manteiga, raspas de chocolate.




Preparação da surpresa:
Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem, e leve ao frigorífico até ganhar consistência. Depois corte a gelatina em cubos e reserve.


Preparação do bolo de baunilha:
Pré-aqueça o forno a 1800C. Unte um tabuleiro rectangular de 25x30 cm com manteiga, forre o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha e o fermento Royal. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 50 g de açúcar, o aroma de baunilha e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 12 minutos). Retire do forno, com a ajuda do papel vegetal retire o bolo da forma e deixe arrefecer.


Preparação do recheio:
Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria à parte, misture o açúcar, a farinha e a baunilha. Junte as gemas e 1 dl de leite frio. Dissolva tudo muito bem. Leve o restante leite a ferver e junte-lhe o preparado anterior e a gelatina escorrida. Leve novamente a ferver e deixe arrefecer. Junte cuidadosamente as claras batidas em castelo. Deite o creme dentro de um tabuleiro e coloque no frigorífico até solidificar um bocadinho.


Preparação da cobertura:
Juntar muito bem a seco o açúcar e a farinha, Juntar ao açúcar e á farinha os ovos e as gemas e misturar muito bem. Ferver o leite, a água, a noz de manteiga e a casca de limão. Depois de fervido juntar ao preparado mexendo sempre, depois de todos os ingredientes misturados, levar de novo ao lume mexendo sempre para não agarrar ao fundo. Quando começar a borbulhar (ferver) retire do lume e coloque num recipiente para arrefecer.




Montagem: Espalhe o recheio em todo o bolo e depois espalhe cubinhos de gelatina em todo o comprimento apenas na parte onde vai começar a enrolar a torta. Enrole cuidadosamente com a ajuda de um pano e deixe assim durante algum tempo. Depois desenrole o pano e apare a torta nas duas extremidades com um corte oblíquo. Com um bocado do recheio, cole os dois cortes, dando um efeito de tronco. Barre o tronco a toda a volta com o creme da cobertura, deixando os topos visíveis. Decore com raspas de chocolate e enfeites a gosto.








Notas:

- Foi um bocadinho difícil começar a enrolar, por causa do creme e da gelatina, mas depois com um bocadinho de concentração, lá consegui…

- Por isso é que só coloquei os cubinhos de gelatina na parte inicial, senão ia ser o cabo dos trabalhos.

- Não ficou como eu tinha idealizado, mas também não ficou mal!

20 comentários:

  1. Está linda a torta! :) Também participei no passatempo, com uma espécie de cheesecake!
    Boa sorte! :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marlene!
      Boa sorte para ti também :)
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  2. Ficou com um aspecto delicioso!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Muito gulosa a ideia de por assim cubinhos de gelatina dentro da torta, aposto que fez um sucesso enorme.
    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito bonito e perfeitinho o teu tronco de natal, parabens!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que lindo tronco, deve ter dado uma trabalheira:)

    ResponderEliminar
  6. Que espectaculo!! parece que ficou tão fofa... e a surpresa... o maximo! bjks

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindo amiga!! Uma ideia muito original que tu tiveste, eu que até estou acostumada a inventar coisas com fartura não tive ideia nenhuma de jeito para fazer...eh eh eh!!! Fica para a próxima!! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  8. boa sorte pois ele merece pois esta 5* adorei bjs

    ResponderEliminar
  9. Ficou um espectáculo :)
    Tens imenso jeito para as sobremesas :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Que bonito. Ficou perfeito, e acredito que seja uma delicia mesmo! :)
    Beijinho *

    ResponderEliminar
  11. Ficou lindo Marta!
    Beijinhos

    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Ficou muito bonito e tem um ar muito fofinho :-)

    ResponderEliminar
  13. Ficou lindo e deve de estar delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Marta gostei muito! Deve ter ficado delicioso! Boa sorte!

    ResponderEliminar
  15. Só tenho uma palavra... espetacular!!!
    adorava fazer tortas lindas como as tuas!!:-)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...