Colheradas de Nozes e Caramelo


O leite com o miolo de noz a repousar!



Já com o caramelo!




Ingredientes:
- 2 dl de leite
- 100 g de miolo de noz moído
- 80 g de açúcar
- 1 dl de caramelo
- 3 gemas
- 1 c. (de sopa) de maisena
- 1 c. (de sopa) de água
- 7 folhas de gelatina
- 4 dl de natas batidas
- metades de noz
- caramelo q.b..




Preparação:
Leve o leite ao lume até ferver. Junte-lhe o miolo de noz moído e deixe repousar, durante cerca de 30 minutos. Misture o açúcar. Leve de novo ao lume, até ferver. Retire do calor e adicione, em fio e mexendo sempre, o caramelo. À parte, bata as gemas com um garfo e acrescente-lhes, aos poucos e sem parar de bater, o leite com o caramelo. Por fim, junte a maisena, dissolvida na água. Leve ao lume, em banho-maria, até ganhar espessura. Amoleça a gelatina em água fria. Esprema e incorpore no preparado anterior. Deixe arrefecer e envolva as natas bem batidas. Transfira para uma forma rectangular e leve ao frigorífico até solidificar. Para servir o semifrio, desenforme e decore com metades de noz e caramelo.





Colheradas foi um nome adaptado a esta sobremesa, uma vez que o nome original é Semifrio de Nozes e Caramelo... mas é que isto correu tão mal, mas tão mal, que só me apetecia pôr a cabeça debaixo de água fria!!! Já fiz este semifrio algumas vezes, que até é do agrado da família, e ao consultar o meu livro de receitas, reparei que desde que tenho o blog ainda não o tinha feito, talvez por falta de paciência para partir as nozes! Então, neste último fim-de-semana lá me propus a fazê-lo. Estava tudo a correr tão bem... Até que me lembrei de utilizar uma forma de silicone... Coloquei lá o preparado e levei ao frigorífico para no dia seguinte desenformar. Antigamente forrava uma forma rectangular com película aderente... E corria sempre bem... De manhã, depois de tomar o pequeno almoço, estava tão ansiosa por ver o efeito do semifrio, que saiu uma grande trapalhada... Tudo partido, só me apetecia chorar... Eu descolei o semifrio a toda a volta, mas parece que não foi o suficiente, um autêntico desastre, que não me atrevi a fotografar! Fui sair e comecei a pensar numa forma de dar a volta ao caso, senão aquilo ia tudo para o lixo, mas não podia ser, depois de tanto trabalhinho a partir as nozes, não!!!... lembrei-me do que costumo fazer com as farófias e não fui de modas... Assim que cheguei a casa, agarrei numa colher de servir e toca a transformar o que era para ser um semifrio num doce de colheradas, que depois decorei com caramelo! E assim ficámos com uma sobremesa bem diferente do que era esperado para o nosso almoço de domingo. Até foi giro, porque a curiosidade era muita para quem não sabia o que era aquilo... Resumindo, estava muito bom e o aspecto, nem sempre é o mais importante, é claro que ajuda, mas penso que o meu resultado final até não ficou assim tão mau. Se tiverem oportunidade não deixem de experimentar, porque é muito bom para quem gosta de caramelo e nozes como eu! Para não se correr riscos, sempre se pode colocar o preparado numa taça de servir, sem ser necessário desenformar! Experimentem!

5 comentários:

  1. Martinha...mesmo depois dessa desgraceira toda eu comia uma tacinha....
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está lindo!!!
    Não te preocupes que assim ficou um doce diferente e que só tu o fizes-te deste modo!!!
    Beijinho
    visita docescuriosidades.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Marta!
    Parece delicioso não te preocupes com a aparencia, porque o que conta, é o conteúdo. Deve estar saboroso e que tal o nome de serrabulha de noz e caramelo, já me está a crescer água na boca.

    ResponderEliminar
  4. marta desastres culinariso todas nos temos
    mas desenrasque muito bem e esta perfeita essa taça de semifrio
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta, já ouvi que algumas receitas mundialmente conhecidas tiveram a sua origem em desastres culinários! Quem sabe estas colheradas não virem um sucesso ?!
    A forma como contornaste a situação é de louvar!
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...