O leite com o miolo de noz a repousar!
Já com o caramelo!
Ingredientes:
- 2 dl de leite
- 100 g de miolo de noz moído
- 80 g de açúcar
- 1 dl de caramelo
- 3 gemas
- 1 c. (de sopa) de maisena
- 1 c. (de sopa) de água
- 7 folhas de gelatina
- 4 dl de natas batidas
- metades de noz
- caramelo q.b..
Preparação:
Leve o leite ao lume até ferver. Junte-lhe o miolo de noz moído e deixe repousar, durante cerca de 30 minutos. Misture o açúcar. Leve de novo ao lume, até ferver. Retire do calor e adicione, em fio e mexendo sempre, o caramelo. À parte, bata as gemas com um garfo e acrescente-lhes, aos poucos e sem parar de bater, o leite com o caramelo. Por fim, junte a maisena, dissolvida na água. Leve ao lume, em banho-maria, até ganhar espessura. Amoleça a gelatina em água fria. Esprema e incorpore no preparado anterior. Deixe arrefecer e envolva as natas bem batidas. Transfira para uma forma rectangular e leve ao frigorífico até solidificar. Para servir o semifrio, desenforme e decore com metades de noz e caramelo.
Colheradas foi um nome adaptado a esta sobremesa, uma vez que o nome original é Semifrio de Nozes e Caramelo... mas é que isto correu tão mal, mas tão mal, que só me apetecia pôr a cabeça debaixo de água fria!!! Já fiz este semifrio algumas vezes, que até é do agrado da família, e ao consultar o meu livro de receitas, reparei que desde que tenho o blog ainda não o tinha feito, talvez por falta de paciência para partir as nozes! Então, neste último fim-de-semana lá me propus a fazê-lo. Estava tudo a correr tão bem... Até que me lembrei de utilizar uma forma de silicone... Coloquei lá o preparado e levei ao frigorífico para no dia seguinte desenformar. Antigamente forrava uma forma rectangular com película aderente... E corria sempre bem... De manhã, depois de tomar o pequeno almoço, estava tão ansiosa por ver o efeito do semifrio, que saiu uma grande trapalhada... Tudo partido, só me apetecia chorar... Eu descolei o semifrio a toda a volta, mas parece que não foi o suficiente, um autêntico desastre, que não me atrevi a fotografar! Fui sair e comecei a pensar numa forma de dar a volta ao caso, senão aquilo ia tudo para o lixo, mas não podia ser, depois de tanto trabalhinho a partir as nozes, não!!!... lembrei-me do que costumo fazer com as farófias e não fui de modas... Assim que cheguei a casa, agarrei numa colher de servir e toca a transformar o que era para ser um semifrio num doce de colheradas, que depois decorei com caramelo! E assim ficámos com uma sobremesa bem diferente do que era esperado para o nosso almoço de domingo. Até foi giro, porque a curiosidade era muita para quem não sabia o que era aquilo... Resumindo, estava muito bom e o aspecto, nem sempre é o mais importante, é claro que ajuda, mas penso que o meu resultado final até não ficou assim tão mau. Se tiverem oportunidade não deixem de experimentar, porque é muito bom para quem gosta de caramelo e nozes como eu! Para não se correr riscos, sempre se pode colocar o preparado numa taça de servir, sem ser necessário desenformar! Experimentem!
Martinha...mesmo depois dessa desgraceira toda eu comia uma tacinha....
ResponderEliminarbeijinhos
Está lindo!!!
ResponderEliminarNão te preocupes que assim ficou um doce diferente e que só tu o fizes-te deste modo!!!
Beijinho
visita docescuriosidades.blogspot.com
Olá Marta!
ResponderEliminarParece delicioso não te preocupes com a aparencia, porque o que conta, é o conteúdo. Deve estar saboroso e que tal o nome de serrabulha de noz e caramelo, já me está a crescer água na boca.
marta desastres culinariso todas nos temos
ResponderEliminarmas desenrasque muito bem e esta perfeita essa taça de semifrio
beijinhos
Olá Marta, já ouvi que algumas receitas mundialmente conhecidas tiveram a sua origem em desastres culinários! Quem sabe estas colheradas não virem um sucesso ?!
ResponderEliminarA forma como contornaste a situação é de louvar!
Beijinho.