Bolo Aniversário Diana - 1

Agora que o aniversário da minha filhota já passou, e a agitação na cozinha acalmou, chegou a altura de passar as receitas a limpo! No domingo à tarde, aquilo foi um entra e sai de tabuleiro no forno. Tabuleiro, porque era sempre o mesmo! Creme para aqui, creme para ali… Ufa, já passou… Como a família não é muito grande e cada vez está mais reduzida, decidimos fazer um jantar lá em casa e assim comemorar o aniversário da filhota no próprio dia, daí ter que fazer dois bolos no mesmo dia, um para a escolinha, outro para o jantar!
Hoje deixo as restantes imagens e a receita da escolinha, que não difere muito da receita do jantar, mas vale sempre a pena deixar a referência.









Ingredientes:

Para o bolo de baunilha
3 ovos, 100 g de açúcar, 3 gotas de aroma de baunilha, 100 g de farinha, 1 c. (de chá) de fermento, 30 ml de leite.

Para o bolo de chocolate
3 ovos, 100 g de açúcar, 80 g de farinha, 20 g de chocolate em pó, 1 c. (de chá) de fermento, 30 ml de leite.

Para o recheio
150 g de preparado em pó para chantili, 2,3 dl de leite frio.

Para a cobertura
150 g de preparado em pó para creme russo, 1,5 dl de leite frio.

Para a decoração
Coco ralado azul, bolacha maria ralada q.b.

Preparação:
Bolo de baunilha

Pré-aqueça o forno a 1800C. Unte um tabuleiro rectangular de 22x35 cm com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha e o fermento. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 50 g de açúcar, o aroma de baunilha e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 12 minutos). Retire do forno, com a ajuda do papel vegetal retire o bolo da forma e deixe arrefecer.

Preparação:
Bolo de chocolate

Peneire o chocolate em pó com a farinha e o fermento. Proceda de forma igual ao bolo de baunilha.

Montagem:
No tabuleiro de servir coloque o bolo de chocolate. Coloque o preparado para chantili num recipiente e junte o leite. Bata com a batedeira até obter a consistência desejada. Espalhe por cima do bolo de chocolate e cubra com o bolo de baunilha. Depois coloque o preparado para creme russo num recipiente, junte o leite e bata com a batedeira até obter a consistência desejada. Barre o bolo a toda a volta e decore a gosto.


Notas:
- Juntei um bocadinho de chocolate em pó ao creme russo e obtive um creme castanho, que coloquei num cartucho de papel vegetal para escrever a dedicatória!

- Ela adorou o bolinho, e eu também gostei do resultado final!

3 comentários:

  1. O bolo ficou lindíssimo e certamente uma delicia os meus parabéns...um beijinho para as duas.

    ResponderEliminar
  2. Como já tinha dito no outro post o bolo ficou lindo!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...