Bolo Fofo com Massa Folhada e Ananás

 

Cada bolo de aniversário para mim é o bolo! Tem que ser especial, tem que ser pensado e idealizado… E assim saiu mais um bolinho… Espero que a aniversariante tenha gostado!



Ingredientes:
(Para 1 bolo)
4 ovos
135 g de açúcar
135 g de farinha
1 c. (de chá) de fermento
40 ml de leite
raspa de limão

Para o recheio
1 massa folhada
400 ml de natas
100 g de açúcar em pó
gotas de limão
ananás em calda

Para a cobertura
400 ml de natas
100 g de açúcar em pó
gotas de limão

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma retangular com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha, com o fermento. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 65 g de açúcar, a raspa de limão e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para a forma previamente preparada, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 20 minutos). Retire do forno e deixe arrefecer. Repita os ingredientes e toda a preparação para obter outro bolo.

Pique a massa folhada e leve ao forno a 200ºC até ficar douradinha. Retire e reserve. Com a ajuda da forma onde cozeu o bolo recorte com uma faca afiada a massa folhada.

Coloque no congelador as varetas, a taça onde vai bater as natas e o pacote das natas durante cerca de 30 minutos. Passados os 30 minutos, verta as natas na taça da batedeira e comece a bater na velocidade máxima durante os primeiros 2 minutos, reduza depois para uma velocidade mais baixa e junte o açúcar sem parar de mexer. Quando as natas começarem a "prender", ou seja, a ficarem mais sólidas, junte algumas gotas de limão e continue a bater até chegar á consistência de chantilly. Coloque o chantilly no frigorífico até usar.

Coloque o primeiro bolo no prato de servir. Molhe essa parte com um bocadinho da calda do ananás. Recheie com o chantilly, aplique a massa folhada, cubra com chantilly e pedaços de ananás cortados a gosto. Molhe ligeiramente o outro bolo. Coloque uma camada de chantilly e aplique por cima do ananás. Barre o bolo a toda a volta com o restante chantilly e decore a gosto. 





Beijinhos e continuação de um dia FELIZ!!!



9 comentários:

  1. Adoro bolos com massa folhada.
    O teu ficou lindo, parabéns
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta, há muito tempo que eu sigo o seu blog e gosto muito. A semana passada resolvi fazer este mesmo bolo de uma postagem anterior, ficou muito bom mas fiquei um pouco desiludida pois a massa folhada não ficou crocante como eu imaginava e passava despercebida dentro do bolo. será que fiz alguma coisa mal? Se me puder ajudar agradecia. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena, bom dia,
      Obrigada desde já pelo seu comentário. A massa folhada não fica crocante, porque absorve a humidade do chantilly. Se preparar o bolo e o comer de imediato talvez consiga sentir a massa crocante. O mais engraçado é que eu ainda não consegui provar este bolo :) São sempre pedidos externos que me fazem! Mas um destes dias tenho que fazer um para mim :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muito bonito! E deve ser bem fresquinho! beijocas

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo! E deve ter ficado uma delicia!
    Boa semana
    Nina
    www.facebook.com/cantinhodapartilha

    ResponderEliminar
  5. Bem
    ...eu provava de imediato!
    O aspeto é delicioso!
    Bj amigo

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...