Farófias Rápidas com Creme de Café



Ingredientes:
- 5 claras
- 5 c. (de sopa) de açúcar
- 5 gemas
- 2,5 dl de leite
- 60 g de açúcar
- 40 g de farinha
- 1 café expresso forte
- miolo de pinhão q.b.





Preparação:
Numa taça grande indicada para microondas, bata as claras em castelo e depois junte o açúcar, continuando a bater até obter um merengue bem firme. Leve o preparado ao microondas na potência máxima, cerca de 2 minutos. Retire e coloque colheradas de farófias num prato de servir. Depois faça o creme de café. Numa tigela misture as gemas com o açúcar, a farinha, o café e o leite. Leve o preparado anterior ao lume até ferver. Retire do calor, deixe amornar e verta por cima das claras cozidas. Sirva polvilhado com o miolo de pinhão. Sirva bem fresco.

Notas:
Esta receita foi adaptada da revista Cozinha Semanal.

Teve que ser adaptada porque lá descrevem o procedimento tradicional para cozer as claras... mas eu agora já não dispenso o microondas, que torna o procedimento muito mais rápido. Daí tive que adaptar a quantidade de leite e açúcar.

A quantidade de creme resultante é mais que suficiente... Bem aproveitado até dava para rechear uma torta... Para a próxima, quem sabe!

Mas desta vez, foi mesmo à pressa era meio dia quando começei a bater as claras e o almoço era ao meio dia e meia. Ficou prontinho a tempo, a loiça lavada e tudo arrumado.

6 comentários:

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...