Farófias Rápidas com Creme de Café



Ingredientes:
- 5 claras
- 5 c. (de sopa) de açúcar
- 5 gemas
- 2,5 dl de leite
- 60 g de açúcar
- 40 g de farinha
- 1 café expresso forte
- miolo de pinhão q.b.





Preparação:
Numa taça grande indicada para microondas, bata as claras em castelo e depois junte o açúcar, continuando a bater até obter um merengue bem firme. Leve o preparado ao microondas na potência máxima, cerca de 2 minutos. Retire e coloque colheradas de farófias num prato de servir. Depois faça o creme de café. Numa tigela misture as gemas com o açúcar, a farinha, o café e o leite. Leve o preparado anterior ao lume até ferver. Retire do calor, deixe amornar e verta por cima das claras cozidas. Sirva polvilhado com o miolo de pinhão. Sirva bem fresco.

Notas:
Esta receita foi adaptada da revista Cozinha Semanal.

Teve que ser adaptada porque lá descrevem o procedimento tradicional para cozer as claras... mas eu agora já não dispenso o microondas, que torna o procedimento muito mais rápido. Daí tive que adaptar a quantidade de leite e açúcar.

A quantidade de creme resultante é mais que suficiente... Bem aproveitado até dava para rechear uma torta... Para a próxima, quem sabe!

Mas desta vez, foi mesmo à pressa era meio dia quando começei a bater as claras e o almoço era ao meio dia e meia. Ficou prontinho a tempo, a loiça lavada e tudo arrumado.

6 comentários:

  1. que lindas e com sabor a café melhor,jinhossssss

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi farofias, mas tem mt bom aspecto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Imagino que ficaram delíciosas!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. adorei simplesmente...só fazes coisinhas deliciosas.
    beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...