Tarte de Feijão

A minha mãe é uma compradora assídua da revista TV 7 Dias, que traz um suplemento de cozinha ao mais alto nível! Como é o caso desta receita, que quando a vi, pensei logo que tinha que experimentar... Primeiro porque nunca tinha feito uma tarte de feijão e depois porque me pareceu muito fácil! Lá trouxe o suplemento e antes que ficasse na lista de receitas a fazer, experimentei logo. Esta receita vinha no suplemento n.º 185.





Ingredientes:
1 massa folhada, 375 g de açúcar, 2 dl de água, 350 g de feijão branco cozido, 10 gemas, 1 dl de sumo de laranja, raspa de 1 laranja, açúcar em pó q.b.



Preparação:
Unte uma tarteira com manteiga e polvilhe-a com farinha. Forre-a com a massa folhada, aparando-lhe as extremidades se necessário; reserve. Prepare o recheio: Num tacho, misture o açúcar com a água e leve ao lume para ferver, cerca de 4 minutos, em lume brando. Retire e deixe arrefecer um pouco. Reduza o feijão branco a puré, com o passe-vite. Junte as gemas, a raspa e o sumo da laranja e mexa bem. Adicione ainda a calda de açúcar arrefecida, mexa bem e passe por um passador. Verta o preparado na forma, polvilhe com açúcar em pó e leve a meio do forno cerca de 30 minutos a 200ºC. Retire e deixe arrefecer. Desenforme, polvilhe com mais um pouco de açúcar e sirva.



Notas:
- Gostei! Para mim talvez pudesse reduzir um bocadinho no açúcar.

- Aproveitei para utilizar um dos meus moldes, para lhe dar um toque diferente e personalizado!

-Espero que gostem.



 
 

11 comentários:

  1. Tão gulosa!!!!Comia uma fatia agora ao lanche!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Marta ficou simplesmente deliciosa...um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Também a vou fazer é a revista que eu compro sempre têm receitas maravilhosas....bjokitas

    ResponderEliminar
  4. Também numca fiz nem numca provei, mas fiquei curiosa, pois o aspecto desta tarte é lindissimo e guloso!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. nunca fiz mas adoro os queques de feijao da pastelaria a terra lol
    preguiça
    vou guardar a receita
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tem um óptimo aspecto! Acho que vou ter de experimentar!!

    ResponderEliminar
  7. Marta, a tua tarte está digna de pastelaria!
    Muito bonita, com uma cor linda e uma decoração muito elegante, gostei imenso.

    ResponderEliminar
  8. Olá Marta!
    Fiz esta tarte ontem, mas a consistência parece meia grumenta.. A tua parece ser mais cremosa.
    Será que foi de tempo do forno? Eu ia por os 200ºC e 30' como indicaste, mas ela começõu logo a queimar por cima então reduzi para 170ºC e 50'. E mesmo assim ela ainda estava líquida no meio quando a tirei do forno. Achas que foi tempo a mais de cozedura?
    Obrigada!

    Beijinhos*

    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,
      A minha tarte ficou cremosa. Mas agora já não me lembro se usei o passe-vite como diz a receita ou se foi mesmo a varinha mágica. Os 200ºC é para cozer melhor a a massa folhada. A minha também ficou com um bocadinho de cor, com o açúcar em pó é que não se nota muito. Por vezes é difícil acertar nos tempos/temperaturas, eu mesma tenho alguma dificuldade, até chego a mudar de função para ver se consigo obter o resultado ideal. Tenho ideia que a minha ficou mais consistente depois de fria.

      Penso que não foi tempo a mais, a temperatura é que ficou muito baixa e não cozeu. Eu agora tento sempre cozer as tartes na parte mais baixa do forno, para que a base fique bem cozida e não queime tanto. Às vezes a minha maior dificuldade é obter consistência na base da tarte, e assim penso que consigo resolver o assunto.

      Espero ter ajudado. Obrigada pelo teu comentário.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada Marta!
      Eu também usei a varinha mágica. Para próxima vou tentar na prateleira mais em baixo do forno então e com os 200C e 30'. A função deve ser com grade em cima e em baixo e com ventilação, não?

      Estou a ver que ela sai do forno a parecer líquida mas depois fica mais rijinha quando arrefece. Nada como experimentar! =)

      Beijinhos*

      Inês

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...