Arroz Doce Sem Leite e Com Gemas - Companion


Como às vezes gosto de alterar algumas receitas que já experimentei, desta vez foi ao arroz doce que decidi fazer uma pequena alteração… Mesmo sem as gemas este arrojá fica amarelinho o suficiente, então com gemas caseiras ficou bastante mais acentuada a cor!


Ingredientes:
100 g de arroz
250 ml de água
Pitada de sal
20 g de manteiga
1 pau de canela
500 ml de água
Casca de limão
150 g de açúcar
2 gemas
canela em pó

Preparação:
Coloque os 500 ml de água a ferver com a casca de limão. Assim que ferver baixe o lume para o mínimo para que continue quente. Leve ao lume um tacho, com os 250 ml de água, a pitada de sal e o arroz. Quando o arroz absorver toda a água, junte a manteiga e o pau de canela, envolvendo bem. Depois adicione uma concha da água fervida com a casca de limão. À medida que o arroz for absorvendo a água, coloque mais uma concha dessa água. Repita o processo, mexendo sempre, até esgotar toda a água e o arroz estar cozido. Depois junte o açúcar e mexa; deixe ferver durante alguns minutos. Bata levemente as duas gemas e adicione-lhes uma colher de arroz envolvendo bem. Junte ao restante arroz mexendo bem. Deixe ferver mais um pouco e retire o pau de canela. Coloque num prato ou em tacinhas. Deixe arrefecer. Quando já estiver frio, decore a gosto com canela em pó. Sirva à temperatura ambiente.



Preparação na Companion:
Coloque os 500 ml de água a ferver com a casca de limão.

Acessório misturador
Na taça coloque os 250 ml de água, a pitada de sal e o arroz.
Vel 3/ 95º C/ 5 min – Com tampa

Retire a tampa. Junte a manteiga e o pau de canela.
Vel 3/ 90º C/ 2 min

Adicione uma concha da água fervida com a casca de limão.
Vel 3/ 90º C/ 20 min
À medida que o arroz for absorvendo a água e o creme fique mais denso e a fervura faça bolhas maiores, coloque mais uma concha dessa água. Repita o processo até esgotar a água e o arroz estar cozido.

Quando terminar prove um bago de arroz e verifique se está bem cozido. Junte o açúcar.
Vel 3/ 95º C/ 10 min

Bata levemente as duas gemas e adicione-lhes uma colher de arroz envolvendo bem. Junte ao restante arroz mexendo bem.
Vel 3/ 95º C/ 1 min


Retire o pau de canela e coloque num prato ou em tacinhas. Deixe arrefecer. Quando já estiver frio, decore a gosto com canela em pó. Sirva à temperatura ambiente.



Bom Apetite!
Marta


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...