Bolo de Aniversário do Pedro

 
Ontem foi dia de festa lá por casa, o meu Pedrinho fez 34 aninhos! Tá a ficar velhote!!!
 
O meu dia começou bem cedo para preparar este bolinho antes de ir para o trabalho… Não ficou nenhuma obra de arte, mas não era bem isto que eu pretendia… Mas foi o que eu consegui remediar. Para variar a minha receita habitual decidi juntar um bocadinho de canela em pó e podem ver pelo aspecto interior, que quase parece um bolo de noz! Estava bastante agradável e fofinho, que é o que se pretende.

O dia do Pappy começou logo pela manhã com a filhota e eu a cantarmos os Parabéns, entre pulos e beijinhos… Uma verdadeira animação!

 








Aqui o bolinho antes da decoração!

 
 
Bolo de Aniversário de Limão e Canela
Ingredientes:
Para o bolo
3 ovos
100 g de açúcar
100 g de farinha
1 c. (de chá) de fermento
30 ml de leite
raspa de 1 limão
1 c. (de chá) de canela em pó
 
Para cobertura
350 g de chantilly
 
Para a decoração
pasta de açúcar
 
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 1800C. Unte uma forma redonda com 22 cm de diâmetro com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha com o fermento e com a canela em pó. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 50 g de açúcar, a raspa de limão e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para a forma previamente preparada, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 20 minutos). Retire do forno e deixe arrefecer. Desenforme depois para um prato de servir. Barre o bolo generosamente com uma camada de chantilly. Decore a gosto.
 
Notas:
- Para a decoração, decidi voltar a usar a pasta de açúcar! Já tinha visto algumas ideias e achei giro o que tinha em mente…
 
- Pedi emprestado os cortantes das letras a uma amiga minha e pus mãos à obra! A primeira não foi fácil, até achei que não ia ser capaz, mas não desisti!
 
- Não ficaram uma perfeição, mas foi o que se pode arranjar! Eu até achei que estava a bater tudo certo… Vi, revi e tudo Ok, só na altura de colocar no bolo é que percebi que algo não tinha corrido assim tão bem… Como fiz várias letras, devo ter acabado por perder o raciocínio…
 
- Mas já não havia nada a fazer! O bolo comeu-se assim mesmo e o Pappy ficou contente, apenas com pena de não haver umas letrinhas azuis!!!
 
- Parabéns AMOR!!!
 
 
 

14 comentários:

  1. Ficou muito bonito.
    Que sorte de quem o trincou hehe. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Ficou perfeito.
    Muitos parabens!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou 5 estrelas!
    Parabéns ao aniversariante!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo!!! Muitos parabéns aos dois.... :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta,

    Parabéns ao papá Pedro. É engraçado que eu também tenho um papá Pedro aqui em casa e faz 35 anos daqui a pouco mais de uma semana. O teu bolo devia estar delicioso, vê-se que é bem fofinho.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá
    É a primeira vez que visito o teu blog e gostei :) O bolo ficou lindo
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Que bolo lindo, adorei...
    Beijinhos
    Ana Claudia

    ResponderEliminar
  8. Ficou fantástico :)
    A decoração ficou perfeita :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Martinha, adorei o bolo que preparas-te para o Aniversário do Pedro, ficou muito colorido, adorei as letras e as estrelas, estava o máximo a decoração e pelo aspecto também parecia estar delicioso, tal como tu já nos habituas-te aos teus maravilhosos bolinhos que ficam sempre muito saborosos e muito fofinhos!
    Espero que tenham passado um dia Feliz e que tenham festejado de forma bem disposta e animada tal com o Pedro merece! Muitas Felicidades para o Aniversariante e que conte muitos mais junto de vocês e de todos os que ele mais ama! Um grande Beijinho para vocês os 3! Com saudades!

    ResponderEliminar
  10. Tão giro que ficou e o interior parece muito fofinho!

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada a todos pelos vossos comentários!
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...