Bolo de Dióspiro

Este fim-de-semana fui apanhar os primeiros dióspiros e porque não fazer um bolinho? Se assim o pensei, melhor o fiz! Reuni todos ingredientes e deitei mãos ao bolinho. Valeu bem a pena porque estava uma verdadeira delícia!








Ingredientes:
1 gema
250 g de açúcar
2 c. (de sopa) de manteiga derretida e arrefecida
4 dióspiros maduros (450 g de polpa)
1 c. (de chá) de canela
raspa de ½ laranja grande
raspa de ½ limão grande
¼ c. (de chá) de sal
300 g de farinha
2 c. (de chá) de fermento
½ cháv. (de chá) de nozes picadas
1 clara


Preparação:
Bata a gema e adicione progressivamente todos os ingredientes listados até ao sal. Quando a massa estiver homogénea, misture a farinha e o fermento. Por fim, introduza as nozes e junte a clara batida em castelo bem firme à massa, envolvendo com uma colher. Leve a cozer a 180º C, em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, aproximadamente 1 hora. Desenforme depois de frio e polvilhe com açúcar em pó.
Notas:
- Que bela maneira de começar o mês de Outubro, não acham?
- Desta vez não utilizei a raspa de laranja, estava em falta, mas fica igualmente bom.
- Espero que gostem!

24 comentários:

  1. Acho que vou experimentar quando chegarem cá os dióspiros!

    ResponderEliminar
  2. Bolinho super apreciado cá em casa, bjks

    ResponderEliminar
  3. Dióspiros... ainda não os vi!
    Agora fiquei com desejo!
    Vou procura-los e este bolo não me escapa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Lindo bolo amiga adoro diospiros pena aqui ser mt dificil encontrar esse teu bolinho deve ser uma verdadeirz delicia.beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Delicia :)
    Este ano tenho de ver se também faço :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  6. NUNCA COMI UM BOLO COM DIOSPIROS MAS GOSTEI MUITO DO ASPECTO...DELICIOSO.
    PERFEITO PARA ACOMPANHAR UM CAFÉ.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Depois de uma pausa longa e inesperada...estou finalmente de volta. Já estava com saudades do teu cantinhos e das tuas delícias...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que interessante! Nunca associaria os diospiros que adoro, a um bolinho tão apetitoso! Gostei da ideia, sim senhor!

    ResponderEliminar
  9. Parece muito interessante! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Ficou com uma cor mesmo bonita o teu bolo!

    ResponderEliminar
  11. tão lindo que ficou. nunca experimentei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. ficou uma sugestão diferente e óptima para utilizar os diospiros que agora estão a começar a aparecer!!
    ficou com uma cor linda o teu bolinho.

    ResponderEliminar
  13. Já fiz uma vez e achei um pouco seco, tenho que comparar os ingredientes para ver se no teu fica mais suculento. É que é muito bom para gastar Dióspiros.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rachel!
      Sim, realmente é uma receita fantástica para gastar dióspiros! Antigamente eu detestava comê-los mas agora com um bocadinho de canela, adoro! O meu bolo não ficou nada seco, ao agarrar na fatia sente-se que é húmido.
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olha boa! Vou guardar esta receita pois suspeito que não tarda muito também tenho cá um carregamento deles...eh eh eh! Ficou lindo!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  15. Ai que bom, Marta! Adoro diospiros! Até parece que sinto o aroma desse bolo!!!
    Beijinhos, boa terça!
    Madalena

    ResponderEliminar
  16. Olá Marta

    Mas que belo bolinho ficou mesmo muito apetitoso, para mim já ia uma fatia.

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  17. Olá Marta!
    Mas que lindo que ficou o teu bolo, a minha mãe daqui a 7 dias faz anos e como sei que ela adora diospiros, se calhar vou fazer esta tua receita. Ficou com tão bom aspecto e com Nozes, que maravilha. bjs
    http://ocantinhodasnia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Olá Marta! Tenho o bolo no forno! Espero bem que seja como este na fotografia...não sei porquê mas nunca acerto com o tempo de cozedura...ou os graus a que deve estar o forno, ou se devo ligar só a parte de baixo do forno ou ligar tudo... mas vou rezar para que este saia perfeito! Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava delicioso. Saiu bem à primeira. Receita perfeita,parabens!

      Eliminar
  19. Esta receita foi publicada no blog cinco quartos de laranja em 2007. É uma vergonha que não tenha dado os devidos créditos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Anónimo,
      Agradeço desde já pelo seu comentário. Eu já fiz este bolo várias vezes e na primeira vez que o fiz, mencionei a fonte como pode verificar aqui : http://o-cantinho-da-marta.blogspot.pt/2010/11/bolo-ou-queijada-de-diospiro.html
      No decorrer das minhas experiências e na repetição de algumas receitas, não volto a colocar a fonte, porque para além de ir fazendo umas alterações, como deve calcular passado um ano ou dois já não me consigo lembrar de onde tirei a receita e se já o mencionei uma vez, não me sinto na obrigação de o voltar a fazer. Quem me acompanha já sabe o que eu publiquei e neste caso, até dou a indicação exata do peso dos dióspiros, que influência muito no sucesso ou não da receita.
      Um abraço.

      P.S.
      Vergonha é as pessoas não se identificarem e não darem a cara.

      Eliminar
  20. Muito bommmm
    Toda a gente adorou..
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...