Massa de Forno da Avó - Companion


Vi esta sugestão num grupo do facebook e agradou-me muito logo à primeira vista. Assim que tive oportunidade lá fui eu por em prática a receita, adaptando as quantidades às pessoas lá de casa e também ao meu robot de cozinha. Foi uma refeição super fácil de fazer, que agradou a todos. Tem fiambre e massa, pronto, é quase meio caminho andado. A minha filha até disse que cheirava a lasanha… Comidinhas de forno são mesmo uma pequena maravilha! Receita aprovada.


Ingredientes:
200 g de fiambre em cubos
150 g de queijo mozarela ralado
1500 g de água a ferver
4 ovos
330 g de massa cotovelo
600 ml de leite
50 g de farinha
40 g de manteiga
1 pitada de pimenta
1 pitada de noz moscada
2 c. (de chá) de orégãos
Sal
Salsa picada

Preparação:
Coloque a água num tacho com uma colher de chá de sal e os ovos. Deixe ferver durante alguns minutos e adicione depois a massa, deixando cozer o tempo indicado na embalagem. Retifique o tempero. Depois de cozida, escorra a massa e coloque-a num pirex. Descasque os ovos e corte-os em pedaços. Coloque a manteiga num tacho e leve a lume brando, deixando derreter. Junte a farinha com cuidado e desfaça-a na manteiga. Acrescente aos poucos o leite, mexendo sempre para não criar grumos. Deixe ferver durante uns minutos, até engrossar a gosto. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Deite este molho sobre a massa, junte o fiambre, metade do queijo ralado, os ovos e os orégãos. Envolva tudo com uma espátula. Polvilhe com o restante queijo ralado e leve ao forno a 200ºC cerca de 20 minutos ou até gratinar. Sirva com salsa picada.



Preparação na Companion: 
Coloque no copo a água, 1 colher de chá de sal, e o cesto com os ovos.
100ºC/18 min

A 12 minutos do fim do programa (ou o tempo indicado na embalagem da massa), pare, retire o cesto, coloque o acessório misturador e a massa. Volte a colocar o cesto com os ovos e deixe terminar o programa.

Retire o cesto, descasque os ovos e reserve. Com a ajuda do cesto, escorra a massa e coloque-a num pirex.

Acessório batedor
Coloque no copo o leite, a farinha, o sal, a pimenta e a noz-moscada.
Vel 7/1 min

Junte depois a manteiga.
Vel 4/90ºC/8 min

Deite este molho por cima da massa, junte o fiambre, metade do queijo ralado, os ovos cortados em pedaços e os orégãos. Envolva com a espátula. Polvilhe com o restante queijo ralado e leve ao forno a 200ºC cerca de 20 minutos ou até gratinar. Sirva com salsa picada.





Bom Apetite!

Marta


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...