Bolo de Laranja e Iogurte Grego - Borner


Bolinho de fim de semana para terminar um dia em beleza. Comi uma fatia depois de ter jantado e ainda estava morninho! Muito bom! Adorei e ficou lindo na minha querida forma. Ansiosa por uma nova promoção para dar continuidade à colecção!





Ingredientes:
300 g de farinha de trigo
180 g de açúcar
150 g de manteiga, à temperatura ambiente
2 ovos L, à temperatura ambiente
¾ c. (de chá) de fermento em pó
¼ c. (de chá) de bicarbonato de sódio
½ c. (de chá) de sal
2 c. (de sopa) de raspa de laranja
60 ml de sumo de laranja
250 g de iogurte grego natural açucarado, à temperatura ambiente

Para a calda:
100 ml de sumo de laranja
100 g de açúcar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º C e unte a sua forma com manteiga e polvilhe com farinha. Misture a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal numa taça média. Na batedeira junte o açúcar e a raspa. Adicione a manteiga em pedacinhos e bata em velocidade média até obter uma mistura pálida e fofa. Reduza a velocidade e adicione os ovos; um de cada vez. Numa taça, misture o iogurte e o sumo de laranja. Adicione à misture de manteiga, a mistura do iogurte e a farinha, alternando entre os dois, começando com a mistura de farinha. Bata só até obter um preparado homogéneo. Coloque a massa na forma e alise o topo com uma espátula. Bata levemente com a forma em cima de um pano dobrado para reduzir as bolhas de ar. Leve ao forno por 45 a 50 minutos. Faça o teste do palito. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede durante 10 minutos. De seguida, desenforme para uma grelha.

Entretanto prepare a calda: coloque o sumo de laranja e o açúcar numa caçarola e leve ao lume, mexendo ocasionalmente, deixe ferver cerca de 5 minutos.


Deixe cair a calda sobre o bolo e pincele-o a toda a volta com a mesma.



O cortador V3 da Borner, foi uma excelente ajuda para a decoração deste bolinho. Rodelas de laranja todas da mesma espessura.

Receita adaptada: Intrusa na Cozinha



Bom Apetite!
Marta

1 comentário:

  1. Ficou lindo o bolinho!
    Adoro bolos de citrinos e iogurte! Ficam tão fofos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...