Bolo com Recheio de Doce de Abóbora e Miolo de Noz


Agora que já cantámos os Parabéns e partimos o bolo, posso partilhar com vocês todas as imagens. Aproveitei para rechear o bolinho com doce de abóbora que fiz no passado sábado. Já lhe dei várias utilizações, que entretanto vou mostrando.










Ingredientes:

Para o bolo
3 ovos, 100 g de açúcar, 100 g de farinha, 1 c. (de chá) de fermento, 30 ml de leite, raspa de limão q.b.

Para o recheio
Chantili, doce de abóbora e miolo de noz moído q.b.

Para a cobertura
Chantili e chocolate líquido q.b.

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 1800C. Unte uma forma retangular 22x35 com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha e o fermento. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 50 g de açúcar, a raspa de limão e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para a forma previamente preparada, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 12 minutos). Retire do forno e deixe arrefecer. Divida o bolo ao meio no sentido do comprimento e coloque uma parte num prato de servir. Barre com o chantili, depois com o doce de abóbora e polvilhe com o miolo de noz moído. Sobreponha-lhe a outra parte de bolo e barre a toda a volta com o restante chantili. Decore a gosto.

Notas:
- Juntei um bocadinho de chocolate líquido ao chantili, envolvi bem, coloquei num cartuchinho de papel vegetal e escrevi a dedicatória.

- O bolinho não ficou lá muito direitinho, porque o prato não é totalmente direito, tem uma covinha.

- O Papá lá de casa quando viu o bolo, ficou radiante, disse que o bolinho era só para ele! Guloso!

2 comentários:

  1. Estou encantada com o teu bolo, lindo e super delicioso com certeza.
    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...