Torta Recheada com Ovos Moles, Amêndoa e Canela

Depois de ter feito as Farófias e o Molotof de Groselha no mesmo dia, utilizando ovos frescos, fiquei com 9 gemas… E agora? É desta que vou experimentar os fios de ovos? Não, ainda não… Não estou com paciência. A minha mãe sugeriu-me que fizesse Ovos Moles. Ok! Mas onde é que os vou usar? É muito bom, mas comer aquilo tudo á colher, não é muito aconselhável… O mais rápido mesmo é fazer uma torta! E foi este o resultado. Não dá bem para ver o recheio de amêndoa e canela, mas acreditem, é muito bom.





Ingredientes:

Para a massa
6 ovos, 150 g de açúcar, 4 c. (de sopa) de água morna, 150 g de farinha, 1 c. (de café) de fermento em pó, raspa de 1 limão, manteiga e açúcar q.b.
 

Para os ovos moles
9 gemas, 225 g de açúcar, 2,25 dl de água.
 

Para o recheio
Miolo de amêndoa ralado, canela em pó q.b.
 

Preparação:
Comece por preparar os ovos moles, coloque ao lume o açúcar com a água e deixe ferver até obter uma calda de açúcar. Retire do lume e deixe arrefecer. Separe as gemas, passe-as por um passador de rede e junte-as ao preparado anterior. Leve tudo ao lume para que as gemas obtenham a consistência desejada (sempre em lume brando). Mexa em movimentos de vaivém e não em círculo, até que as gemas engrossem. Retire do lume e deixe arrefecer, mexendo ocasionalmente.
 

Depois, unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal untado. Ligue o forno a 190º C. Bata bem as gemas, junte-lhes metade do açúcar e a água morna. Bata mais um pouco. À parte, levante as claras em castelo e, no final, adicione-lhes o restante açúcar. Bata de novo. Envolva as claras batidas, no preparado de gemas, assim como a farinha peneirada com o fermento e a raspa do limão. Verta a massa no tabuleiro e leve-o ao forno por 15 minutos. Retire e deixe arrefecer. Vire o bolo sobre um pano, polvilhado com açúcar e descole o papel vegetal.


Barre o bolo com os ovos moles, polvilhe generosamente com uma mistura de miolo de amêndoa ralado e canela em pó. Enrole com o auxílio do pano, apertando bem, até obter uma torta. Apare as pontas e sirva.



Notas:
- Optei por não decorar a torta, deixando à mostra os riscos que fiz com a espátula quando espalhei a massa no tabuleiro antes de ir ao forno.
 

- Utilizei o tabuleiro do forno que tem 34 x 41 cm.
 

- Os ovos moles foram todos usados na torta.
 

- Nada se perdeu e fiquei com uma torta bem fofinha!

5 comentários:

  1. Que aspecto delicioso

    Bjs
    Bom fim de semana

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoooooooooooro tortas e a tua está com um aspecto delicioso e perfeitinha!!

    bj

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Marta.
    Bem fiz esta torta mas usei como recheio tulicreme e ficou uma delicia. Obrigado pela receita.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Marta,
    A pouco fiz a sua receita desta torta mas usei como recheio tulicreme de chocolate. Hummmm uma verdadeira delicia.
    Obrigado pela receita.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vania,
      Fico muito contente que tenha experimentado uma das minhas receitas e que tenha gostado.
      Obrigada por ter partilhado aqui a sua opinião.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...