Mil-Folhas Gigante

O melhor da Cozinha Portuguesa n.º 185 da revista Tv 7 Dias, trazia esta maravilha. É uma receita muito rápida de confecionar e não dá muito trabalho. Espero que gostem e façam como eu, que andava de dia para dia para experimentar… Até que me decidi e este foi o resultado.







Agora deixo a receita:  


Ingredientes:
1 massa folhada rectangular, 80 g de açúcar, 20 g de farinha, 1 ovo, 2 gemas, 2,5 dl de leite, 2 gotas de aroma de baunilha, 1 clara, 200 g de açúcar em pó, 1 c. (de sopa) de cacau em pó.



Preparação:
Prepare o creme: Junte o açúcar com a farinha, o ovo e as gemas. Ferva o leite com o aroma e verta-o, aos poucos, sobre o preparado anterior, mexendo sempre. Leve a lume brando, mexendo sem parar, até obter um creme espesso. Transfira para um recipiente, cubra com película aderente e deixe arrefecer. Ligue o forno a 180º C. Estenda a massa folhada, pique-a com um garfo e corte-a em três retângulos. Leve ao forno, até ficar dourada. Depois de cozida, retire-a do forno. Coloque o creme num saco de pasteleiro com boquilha lisa e cubra a superfície de dois rectângulos. Sobreponha-os. Prepare a glace: Misture a clara com o açúcar em pó. Separe 1/3 deste preparado e junte-lhe o cacau, mexendo bem, reserve. Barre o terceiro retângulo com a glace branca, espalhando-a com uma espátula. Coloque a glace de cacau num cartucho de papel vegetal e faça riscas paralelas sobre a glace branca. Com um palito, “risque” linhas transversais. Deixe secar.



Notas:


- A Diana que gosta muito de massa folhada, adorou! –“Eu quero bolo!”


- Cortei 3 tiras no sentido do comprimento, mas para uma próxima, vou cortar a massa no sentido da largura, para poder fazer mais riscas de chocolate! Gulosos!


- Beijocas e até breve…

11 comentários:

  1. Ai que só de olhar já me babei toda!!!! Fantástico! Super perfeito!!! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Lindo, lindo.o que eu adoro esse bolo, a ver se este fim-de-semana consigo fazer essa delícia.beijokas

    ResponderEliminar
  3. Lindo e perfeito!
    Gostei muito.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto fantástico, acho que ainda melhor do que o da foto da revista!!!!

    ResponderEliminar
  5. Uau!! Que óptimo aspecto!! Já podias abrir uma pastelaria!!

    bj

    ResponderEliminar
  6. Eu que nem sou grande amante de mil folhas, dava uma dentada neste!! Muito bonito!! Vou seguir o teu blog, gostei de muitos ingredientes que usas nos bolos que normalmente são inesperados. :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Marta queria fazer-lhe duas questões , em relaçao á glacé...a sua clara era grande? usou a glacé toda só nessa tira de Mil folhas?Achei muita glacé só para a sua tira...e quando diz misturar define em misturar como ...misturar com a colher ou garfo...1 clara não se mistura com 200 gramas de açucar em pó...bate se durante 10 a 15min..sei que são pormenores...mas se copiou a receita da revista compreendo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zana,

      Obrigada pelas questões que me coloca, mas um ano depois já não sei bem como é que fiz, mas ainda assim tenho algumas ideias... Se a clara era grande? Pois, isso já não sei. Sim usei a glacé branca (2/3) nessa tira. O que me deve ter sobrado, foi a glacé de chocolate (1/3). Eu baseei-me na receita da revista e possivelmente transcrevi o que lá vinha escrito, mas geralmente cada pessoa trabalha os ingredientes à sua maneira até obter a consistência desejada.
      Peço desculpa pela omissão e agradeço o seu reparo em relação à técnica de mistura do glacé, vai ser útil, para outras pessoas que possam passar por aqui.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Que aspecto tentador! Adoro Mil-folhas...sem dúvida que vou levar esta receita comigo!

    Beijinhos e uma óptima semana,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Adoro. Vou levar a receitinha. Parabéns pelo blogue, já sigo :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...