Tronco do Rei sem Ovos


Em dia de Reis é suposto, ou não, comer bolo-rei… Eu não me importo nada de o comer o ano inteiro, mas isso sou eu que adoro fruta cristalizada. Este ano decidi fazer um formato diferente do habitual… Vi a sugestão do sr. Jorge Anjos e acabei também por testar a sua receita, mas em modo de batedeira… Usei uma batedeira simples com taça e varas de amassar… Tenho a dizer que adorei a experiência e o resultado foi algo maravilhoso. Quem quiser também pode amassar à mão. Vamos à receita?



Ingredientes:
Primeira Massa
60 g de água
100 g de farinha T55
40 g de fermento fresco

Segunda Massa
500 g de farinha T55
120 g de açúcar
160 g de água
40 g de Vinho do Porto
100 g de Margarina
raspa de 1 laranja
1 c. (de sobremesa) de fécula de batata

Recheio e cobertura
350 g de fruta cristalizada e frutos secos
1 ovo
fruta cristalizada
geleia de marmelo
açúcar em pó

Preparação:
Da primeira massa: Coloque na taça da batedeira o fermento, a água e a farinha. Use as varas de amassar e amasse durante aproximadamente 2 minutos aumentando gradualmente a velocidade, até formar uma pequena bola. Retire e reserve durante 10 minutos.

Prepare a segunda massa: Na taça da batedeira coloque a farinha, o açúcar, a água, a margarina, o Vinho do Porto, a raspa de laranja e a fécula de batata. Use as varas de amassar e amasse durante 3 minutos aumentando gradualmente a velocidade. Adicione depois a primeira massa reservada e volte a amassar durante 4 minutos. Reserve a massa numa tigela polvilhada com farinha e deixe descansar durante 20 minutos.

Polvilhe uma superfície com farinha e estique a massa com um rolo dando um formato retangular à massa. Espalhe as frutas secas e cristalizadas em toda a massa. Enrole como se fosse uma torta. Acerte as duas pontas do rolo com uma faca e corte o rolo ao meio. Coloque os dois rolos afastados num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal não aderente. As pontas que cortou, coloque-as em formas de queques de silicone e deixe levedar tudo durante 40 minutos em local quente.

Ligue o forno a 180º C. Decorrido o tempo, pincele os rolos com o ovo batido e decore com as frutas cristalizadas previamente demolhadas em Vinho do Porto. Salpique com amêndoa laminada e leve ao forno cerca de 30/40 minutos. Faça o teste do palito. Retire e pincele com geleia de marmelo. Polvilhe a gosto com açúcar em pó. 


Vejam só esta fatia!!!


Notas:
- Como já não me lembrava bem do que tinha visto, esqueci-me de fazer uns golpes na parte superior dos rolos, antes de colocar a fruta cristalizada, de modo a evitar que a meio da cozedura quase parecessem escangalhados… Ia-me dando uma coisinha má quando olhei para o forno e me lembrei do que não tinha feito!

- Os meus rolos estiveram a levedar junto da lareira, apenas tapados com um pano de cozinha, em cima de uma cadeira num ambiente muito acolhedor... Tão acolhedor que Alguém até se ia sentando em cima deles!!! OMG!!! Ainda bem que eu estava atenta :)
  
- Se quiserem podem fazer apenas metade da receita, que funcionará igualmente bem. Eu aproveitei e fiz um para casa e outro para oferecer.

- Eu não resisti e assim que saíram do forno tive que provar logo uma das pontas que estava em formato de queque! Bom!

- Mas como não estava satisfeita e a curiosidade era muita lá fui eu cortar uma fatia do tronco… Estava divinal… Muito fofinho e aromático! Receita aprovadíssima.


- Como ainda é cedo, podem ir pôr a mãos na massa para terem um bolinho para o lanche ou para o jantar! Não se vão arrepender, a massa é super fácil de trabalhar… 



Bom Apetite!


Marta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...