Pães com Chourição Fatiado


Ai o que eu gosto disto! Eu até sei que não deveria gostar assim tanto, mas é mais forte do que eu! Antigamente a minha mãe cozia pão a lenha todas as semanas, mas com o tempo, foi-se deixando disso. Eu gostava muito de a ver amassar e pensava se um dia iria conseguir fazê-lo como ela… Mas infelizmente não… Sou muito fracota! Ela amassava a massa cá com uma força… eram alguns quilos de farinha… Eu se não fosse a minha simples batedeira não conseguiria dar o gosto ao dedo de comer assim uns pãezinhos! Ela às vezes para além do pão tradicional, fazia uns miminhos com a mesma massa… Ora doces, ora salgados, tipo estes que vos mostro hoje… Bons tempos!


Ingredientes:
375 g de farinha T65
1 c. (de chá) de sal
20 g de fermento de padeiro fresco
25 g de azeite
125 g de leite
100 g de água morna
Fatias de chourição

Preparação:
Coloque na batedeira com as varas de amassar a farinha, o sal, o fermento diluído na água morna, o azeite e o leite. Bata durante aproximadamente 3 minutos em velocidade média. Forme uma bola, polvilhe com farinha, tape e deixe levedar num local morno por cerca de uma hora. Depois com as mãos enfarinhadas, retire pequenos pedaços de massa. Abra-os levemente, coloque fatias de chourição a gosto e enrole. Repita até terminar a massa. Coloque os pães espaçados num tabuleiro forrado com papel vegetal não aderente. Deixe levedar mais 30 minutos. Aqueça o forno a 200ºC. Faça uns cortes na massa até chegar ao chourição e leve o tabuleiro ao forno. Coloque no fundo do forno um recipiente com água quente. Coza os pãezinhos durante cerca de 30 minutos sem ventilação. Retire do forno, cubra com um pano e abafe com uma mantinha até arrefecerem um pouco.




Bom Apetite!

Marta


1 comentário:

  1. Parecem deliciosos Marta! E se ainda estiverem quentinhos...

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...