Arroz de Bróculos com Almofadinhas de Queijo e Fiambre


E aqui estão as almofadinhas que o pessoal lá de casa mais gosta… Desde que as comecei a fazer, que não querem outra coisa… A massa é muito boa e trabalha-se muito bem. Sempre que se acaba uma remessa aos domingos à tarde quando tenho um tempinho, lá dou o gosto ao dedo.


Ingredientes:
250 ml de água
250 g de farinha sem fermento
30 g de margarina
5 g de azeite
1 c. (de sobremesa) de sal grosso
1 casca de limão

Fatias de fiambre
Fatias de queijo
Ovo batido
Pão ralado

Bróculos
Arroz
Sal

Azeite


Preparação:
Coloque ao lume um tacho com a água, o sal, a casca de limão, o azeite e a manteiga. Quando ferver retire a casca de limão e retire do lume. Deite de uma só vez, a farinha no tacho e mexa rapidamente com uma colher de pau para a ligar. Coloque o tacho de novo ao lume e mexa a massa mais alguns segundos, até formar uma bola que se descola do fundo do tacho. Retire do lume, coloque a massa sobre uma superfície de trabalho e deixe arrefecer um pouco, para que não se queime. Com a ajuda das mãos, amasse um pouco a massa para a trabalhar, até que se apresente lisa e elástica. Vá retirando porções de massa que estica com o rolo da massa (não precisa de enfarinhar), coloque um rolinho de fiambre e queijo, dobre a massa por cima e corte com um cortador de formato a gosto. Repita a operação até esgotar toda a massa. Passe as almofadinhas por ovo batido e pão ralado e frite-as em óleo bem quente.


Corte os bróculos em pequenos raminhos e lave bem. Num tacho, com água a ferver e temperada de sal, junte o arroz e deixe cozer em lume brando. A 5 minutos do final da cozedura acrescente os bróculos. Envolva bem e retifique o tempero. Quando o arroz estiver cozido, desligue o tacho e com a ajuda da tampa, retire toda a água restante. Coloque um fio de azeite e aguarde uns minutinhos antes de servir. Sirva com as almofadinhas de fiambre e queijo.




Bom Apetite!

Marta


2 comentários:

  1. Olá Marta!
    Qual o queijo que recomendas para esta receita?
    Obrigada!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu recomendo o queijo flamengo, que é o que se consome mais aqui por casa...
      Mas fica ao gosto de cada um.
      Beijinho

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...