Bolo de Iogurte e Laranja - Teleculinária


Precisava de fazer um doce para um evento da catequese que a minha filha frequenta e onde sou também catequista… Melhor… Como catequista precisava de um doce, para a minha filha precisava de um salgado. Uma colega minha precisava de tudo… Doce, salgado e bebida… Ainda o 4.º filho não anda na catequese! Mas para facilitar a coisa e tendo em conta experiências anteriores, optei por um bolo… Eu e quase todos os participantes :) Mas ainda assim foi bom, porque já não tive que me preocupar com o bolinho para os lanches da semana… Tenho visto que o mais apreciado na hora da fome são os salgados, onde desaparece quase tudo num abrir e fechar de olhos… Vejo os adultos a fugirem dos doces… Eu também tento confesso! Os 40 estão quase aí!!!... 5 meses?!? Bom, mas modéstia à parte, este bolinho ficou muito bom, fui buscar inspiração à Teleculinária de Junho de 2017, ajustando apenas a receita às minhas preferências… Um bocadinho menos de manteiga e um bocadinho mais de açúcar! Gulosa eu!




Ingredientes:
1 iogurte natural
1 laranja (180 g)
5 ovos
250 g de farinha para bolos
175 g de manteiga
190 g de açúcar
1 c. (de chá) de fermento em pó
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º C e unte a sua forma com manteiga e polvilhe com farinha. Bata as gemas com o açúcar e a manteiga amolecida até obter uma massa esbranquiça. Lave a laranja e triture tudo. Adicione à massa anterior, assim como o iogurte e mexa. Acrescente a farinha e o fermento em pó; envolva tudo até incorporar bem. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente no preparado anterior. Deite a massa na forma, alise e leve ao forno cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede durante 10 minutos. De seguida, desenforme.



Bom Apetite!
Marta


5 comentários:

  1. Gosto muito de bolos de iogurte, essa fatia esta tentadora.
    Acho essa forma linda.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. A forma é linda! E ficou um bolo delicioso certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...