Bolo de Amêndoa com Cobertura de Custard e Canela





Ingredientes:

Para a massa
- 6 ovos
- 150 g de açúcar
- 120 g de farinha
- 60 g amêndoa moída com pele
- 60 g de amêndoa moída sem pele


Para a cobertura
- ½ l de leite
- 2 e ½ c. (de sopa) de pó custard
- 3 c. (de sopa) de açúcar
- 50 g de manteiga
- 1 limão (casca)
- 1 pau de canela
- canela em pó q.b.






Preparação:
Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º C. Bata as claras em castelo e junte o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes. Junte as gemas e bata cerca de 5 minutos. À parte, envolva a farinha peneirada com a amêndoa. Misture no preparado anterior, envolvendo delicadamente. Verta a massa na forma, alise-a e leve-a ao forno por 30 minutos. Retire e deixe arrefecer. Vire o bolo sobre um prato de servir. Dissolva o pó custard em ¼ de litro de leite e misture bem. Adicione os restantes ingredientes e leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau, até engrossar. Retire do lume e elimine os aromáticos. Deixe arrefecer, mexendo ocasionalmente. Espalhe este creme sobre o bolo. Decore a gosto com canela em pó. Sirva fresco.



Notas:
- Este bolo foi feito para celebrar um dia muito especial! O Nosso Dia!!! Na passada segunda-feira comemorámos as nossas Bodas de Latão!

- A receita foi uma adaptação de uma torta que fiz em tempos, mas desta vez saiu um bolo!

- Para ser surpresa, há hora de almoço, arregacei as mangas e lá preparei o bolinho e a cobertura, mesmo a tempo! Deixei a loiça quase toda lavada... Ficou a faltar o tachinho da cobertura! Estava na hora de voltar ao trabalho e ainda tinha que passar pelo banco!!! Não tive tempo de fazer a decoração, de qualquer modo, aquilo que tinha imaginado, se tivesse tempo, teria que ser adaptado e se calhar até iria correr mal. A decoração ficou para depois, não fosse a surpresa ficar estragada...

- Mas como tive um bocadinho de tempo no meu local de trabalho, criei esta decoração. Era mesmo isto que tinha imaginado... Mas ainda estava com dúvidas se ia correr bem. Porque o molde era um bocadinho mole, mas foi o que me lembrei e o que tinha mais à mão.

- Ao chegar a casa a loiça já estava lavada! O cheiro na cozinha denunciava a presença de algo doce... Jantámos e no fim: - "Então? Não há mais nada?"

- "Sim há, mas podes ir brincar com a Di, depois já vos chamo."

- Alguns minutos depois lá consegui fazer aquilo que pretendia, ou quase com muita calma e descontracção. Mas não correu de todo como eu esperava, quem sabe para a próxima... é que só queria polvilhar ligeiramente a borda, mas como começou a notar-se um círculo mal feito, tive que polvilhar quase tudo, Mas já decidi, vou alterar o molde e transformá-lo num círculo, e assim vou poder polvilhar tudo à vontade!

- Mas fiquei surpreendida foi com a pequenita, que não é muito de bolos e comeu a fatia quase toda do pai! -"É bom!", dizia ela.





Já acabou... Se quiserem uma fatia vão ter mesmo que experimentar!



9 comentários:

  1. Lindo...lindo...lindo...
    não me queres explicar como fizestes o molde? ou é segredo? é que eu adorei
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. este bolo ficou fantástisco e perfeitinho, aliás como tudo Marta!
    Mais tarde respondo te ao mail, mas sim, está prometida a visita! Bjcs

    ResponderEliminar
  3. O bolo ficou lindissimo! Mesmo muito atraente! Como fizes-te o molde? Em papel?
    E essa fatia deixou-me de água na boca...hummmm

    ResponderEliminar
  4. mas que bonito que ficou
    parabens
    bom fim de senana

    ResponderEliminar
  5. Que belo bolo. Ficou lindo os corações com os nomes, muito original e devia estar soberbo!

    ResponderEliminar
  6. Amiga este está mesmo uma tentação...!!!
    K vontade de provar....
    as meninas estão bem...e tu tás bem?...
    beijokas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...