Bolo Rei

Aqui está o bolo-rei que preparei para o Dia de Reis! A receita é da minha mãe, que o ano passado também decidiu por as mãos na massa. Depois de ter analisado as minhas receitas, também ela foi à procura de uma que lhe agradasse! Descobriu uma de bolo rainha, que muito facilmente se adapta a bolo-rei. Espero que gostem, pois eu adorei! Ficou enorme e muito saboroso… Agora deixo a receita já com as adaptações da minha mãe e tal e qual como eu fiz…










Ingredientes:
750 g de farinha de trigo, 25 g de fermento de padeiro, 3 dl de leite, 1 ovo, 2 gemas, 100 g de açúcar, 75 g de manteiga, 1 c. (de sopa) de Vinho do Porto, raspa de 1 laranja, 1 c. (de sopa) de passas, 1 c. (de sopa) de pinhões, 100 g de nozes, 100 g de amêndoa laminada, 100 g de fruta cristalizada.

Decoração:
Ovo batido, frutos secos, fruta cristalizada, açúcar em pó e geleia q.b.

Preparação:
Misture 250 g de farinha de trigo com o fermento, o leite, o ovo e as gemas. Amasse bem e deixe levedar cerca de 30 minutos. Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado e polvilhado com farinha. Noutro recipiente, amasse a restante farinha com o açúcar e a manteiga. Junte à massa anterior já levedada. Verta o Vinho do Porto e amasse. Envolva as passas na massa, assim como as nozes, as amêndoas, os pinhões e a fruta cristalizada. Amasse mais um pouco. Polvilhe a massa com farinha, tape-a com um pano e deixe-a levedar por 20 minutos. Com as mãos, dê a forma pretendida à massa. Coloque o bolo no tabuleiro e, com um copo enfarinhado, faça um buraco no centro. Ligue o forno a 190ºC. Pincele o bolo com ovo batido, decore-o com frutos secos, com fruta cristalizada e montinhos de açúcar em pó. Deixe descansar por 10 minutos. Leve-o, de seguida, ao forno e coza-o entre 25 a 30 minutos. Pincele-o com geleia e sirva.


Notas:

- Ficou no forno 35 minutos… Os primeiros 15 minutos só com calor por baixo e os restantes minutos com calor por cima e por baixo…

- Só coloco o açúcar em pó, depois de pincelar com a geleia! Manias…

5 comentários:

  1. Marta este teu bolo rei està lindo, digno de uma vitrina amiga ficou 5*, parabens!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Marta isto é um bolo rei digno de pastelaria, esta perfeito.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Parabens Marta,
    está com muito bom aspecto!!

    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  4. esta quase perfeito
    Luís (pasteleiro)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...