Bolo Caracol de Baunilha e Chocolate

Vi esta ideia no blog Baunilha e Caramelo e decidi experimentar… Ficou uma delícia! É um bolo muito fresco e fofo. Recomendo vivamente!!! As únicas alterações que fiz, foi usar aroma de baunilha em vez do açúcar baunilhado e para o recheio e cobertura usei o preparado para creme russo, que eu adoro! Este creme com coco ralado deixa-me quase nas nuvens… Achei engraçado chamar-lhe bolo caracol, porque como é feito às voltas…







Agora deixo a receita como eu fiz: 
Bolo Caracol de Baunilha e Chocolate
Ingredientes:
Para o bolo de baunilha
3 ovos, 100 g de açúcar, 3 gotas de aroma de baunilha, 100 g de farinha, 1 c. (de chá) de fermento, 30 ml de leite.


Para o bolo de chocolate
3 ovos, 100 g de açúcar, 80 g de farinha, 20 g de chocolate em pó, 1 c. (de chá) de fermento, 30 ml de leite.


Para o recheio e cobertura
250 g de preparado para creme russo, 2,5 dl de leite frio.


Para a decoração
Coco ralado


Preparação: Bolo de baunilha
Pré-aqueça o forno a 1800C. Unte um tabuleiro rectangular de 25x30 cm com manteiga, forre o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha e o fermento. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 50 g de açúcar, o aroma de baunilha e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 12 minutos). Retire do forno, com a ajuda do papel vegetal retire o bolo da forma e deixe arrefecer.
Preparação: Bolo de chocolate
Peneire o chocolate em pó com a farinha e o fermento. Proceda de forma igual ao bolo de baunilha.
Montagem:
Apare as pontas de bolo e corte o bolo de chocolate em tiras com aproximadamente 5 cm de largura, obtendo 5 tiras de 5x25 cm. Repita o procedimento para o bolo de baunilha. Depois coloque o preparado para creme russo num recipiente e junte o leite. Bata com uma batedeira até obter a consistência desejada. Espalhe por cima das tiras de bolo, uma fina camada de creme. No prato de servir, comece por enrolar uma tira de chocolate, ficando o creme para dentro, como uma torta. Enrole uma tira de bolo de baunilha, começando no sítio onde acabou a anterior, evitando deixar espaços vazios no interior do bolo. Repita o procedimento para outra tira de bolo de baunilha. Posteriormente, repita o processo para 2 tiras de bolo de chocolate, seguidas por 3 tiras de bolo de baunilha e termine com 2 tiras de chocolate. Cubra o bolo com o restante creme. Polvilhe a gosto com coco ralado.
Notas:
- Eu AMEI! Do fundo do meu coração…
- O meu muito obrigado Andreia pela partilha de mais uma excelente receita!

6 comentários:

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...