Pudim de Claras com Doce de Ovos

Pois muito bem, aqui está a sobremesa do almoço do passado domingo, tinha pensado voltar a fazer uma torta de claras, mas para variar um bocadinho e ficar à mesma nas claras, esta foi a escolha e confesso que gosto muito… Era capaz de comer uma fatia enormeeee, mas tive que me conter, também depois de uma deliciosa feijoada da mãe, já não havia espaço para muito. Valeu depois uma ida à Mata Nacional dos Sete Montes com a Nina e o Pappy… Foi uma caminhada e tanto. Mas uma MAIOR nos aguarda!!!
 


Ingredientes:

Para o pudim
14 claras
14 c. (de sopa) de açúcar
margarina para untar a forma



Para o doce de ovos
10 gemas
10 c. (de sopa) de açúcar
10 c. (de sopa) de água

 

Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Bata as claras em castelo e quando estiverem bem firmes, junte o açúcar batendo mais um pouco. Unte uma forma de chaminé com margarina e verta no seu interior o preparado de claras. Leve ao forno, durante 14 minutos. Deixe arrefecer no interior do forno e desenforme só quando já estiver frio.



Depois prepare o doce de ovos. Coloque num tachinho a água e o açúcar, mexa bem e deixe ferver cerca de 3 minutos. Desligue e deixe arrefecer um pouco. Bata bem as gemas e passe-as por um passador de rede fina. Misture as gemas na calda e leve ao lume mexendo sempre até engrossar. Depois retire do lume e continue a mexer durante mais uns minutos. Depois é só aplicar por cima do pudim e servir bem fresco, decorando a gosto. Neste caso foi com metades de noz e canela que dá aquele gostinho bem especial.








Notas:

- Para variar bati primeiro 7 claras e depois bati as restantes 7. O meu braçinho não se aguenta tanto tempo com a batedeira na mão… Sim, eu podia usar a batedeira com taça, mas gosto de o fazer assim e não há volta a dar, pelo menos enquanto o meu braçinho aguentar.

 

- Assim desta maneira, consigo garantir que as claras ficam bem firmes e não me importo nada em repetir a operação.

 

- Espero que gostem. Beijinhos grandes e aproveitem bem o feriado de amanhã.
 
 
 
 

21 comentários:

  1. Até senti um arrepio de tão bom aspecto que tem!

    ResponderEliminar
  2. Huuummmm!
    Fiquei sem palavras!
    Está com um aspeto deliciooooooooooso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que maravilhosa tentação, realmente dá vontade de comer um pedaço bem grande.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Hummmmmmmmmm adoro as suas receitas são sempre maravilhosas. Este pudim de claras está com cara de que ficou delicioso.
    Beijos
    Ângela

    ResponderEliminar
  5. Marta, que delicia de pudim... hummmm nao me importava nada de ter aqui uma fatia dele!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  6. Ficou com um aspecto delicioso...
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Olá...
    Que excelente aspecto ;).... Já comeram tudo :P.... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Adoro torta de claras e esta versão em pudim ficou igualmente deliciosa :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Oi Marta, ficou lindo, deve estar delicioso.Adorei a ideia do creme de ovos assim se aproveitam as gemas.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  10. Ficou lindo a mim sai-me sempre mal.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Que delícia.. eu cá quero a tal fatia enooorrrmmeee... ;)
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Marta,
    Ficou lindo e bem guloso, comia uma taçinha (a transbordar) agora mesmo.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  13. Que lindo que ficou o teu pudim. bom feriado. beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ola...
    Adoro um pudim de claras nos meus lados mais conhecido por molotoff!!
    Esta fantastico, deve de estar delicioso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Ficou lindo amiga eu adoro este tipo de pudins!

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Que lindo e guloso Marta (adoro doce de ovos) mas esse pudim a mim nunca me fica bom por isso vou de olhos arregalados, a olhar e a invejar o teu hehehe

    beijinho e bom resto de feriado!

    ResponderEliminar
  17. wuau ele esta 5* adoro pudim e com ovos moles humm bjs

    ResponderEliminar
  18. OLA MARTA,
    O meu marido adora esta sobremesa e eu também claro (sou uma gulosa), só tenho imensa pena de não estares aqui pertinho de mim, pois, eu iria pedir-te para me fazer uma "beleza" dessas.
    Parabéns por esse teu jeitinho.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Adoro adoro adoro!!!! Isto é uma perdição para mim ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...